Notícias do Sinpol-MS

Policiais Civis atuam na linha de frente em municípios com pico de COVID

Policiais civis têm atuado ao lado de outros órgãos em municípios que despertam a preocupação das autoridades de saúde pública devido à proliferação dos casos de COVID-19, como Três Lagoas e Guia Lopes da Laguna.


Em Guia Lopes, a 230 quilômetros de Campo Grande, diante do alarmante aumento dos casos da COVID-19 o MPE, por meio do Promotor de Justiça Allan Carlos Cobacho do Prado, emitiu nesta terça-feira, 12/05, nota pública para informar e alertar à população que o sistema de saúde local e regional não está preparado para enfrentar a pandemia, pois não conta com respirador ou UTI.
Quem descumprir o Decreto Municipal estará praticando o crime do artigo 268 do Código Penal, cuja pena é detenção de 1 mês a 1 ano. Pessoas confirmadas e com suspeitas do novo coronavírus e que não estão cumprindo as recomendações de isolamento social determinadas pela Secretaria de Saúde poderão incorrer no crime previsto no artigo 267 do Código Penal, cuja pena é reclusão de 10 a 15 anos, e a prisão já pode ocorrer em flagrante delito.


Em Três Lagoas, no último, domingo, 10, uma força-tarefa composta pela Polícia Civil, 4ª Promotoria de Justiça, em parceria com a Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros Militar realizou abordagens e orientações nos bairros: Jupiá, Cascalheira e Lagoa Maior. ouve fiscalização de estabelecimentos comerciais e abordagens de pessoas que estavam no local.


“A atuação dos policiais civis na linha de frente do combate à pandemia se dá concomitante ao atendimento à população nas delegacias de plantão, porque prestamos um serviço essencial e não podemos parar”, observa o presidente do Sinpol, Giancarlo Miranda.

Imagem: Promotoria de Justiça 


volta ao topo