Notícias do Sinpol-MS

Polícia usará máscara inspirada em Darth Vader em protestos no RJ

Divulgação

 Uma máscara contra gás inspirada no personagem Darth Vader, da sequência de filmes "Guerra nas estrelas", do diretor George Lucas, será usada pela Polícia Militar do Rio em manifestações. Os produtos serão exibidos a partir desta terça-feira (8) na LAAD Security, feira internacional de segurança pública e corporativa que vai até esta quinta-feira (10), no Riocentro.

Cerca de 5 mil unidades do modelo C-50, de fabricação americana, foram adquiridos pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grande Eventos (Sesge), ligada ao Ministério da Justiça; pelas polícias militares do Rio, do Espírito Santo e de Mato Grosso, e pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Segundo a empresa brasileira Welser Itage, responsável por trazer a tecnologia para o país, o design similar à máscara de Darth Vader tem o objetivo de criar impacto psicológico. O equipamento é usado pela Swat americana (polícia especializada em situações de emergência) e já ganhou as telas do cinema ao ser empregado pelo personagem do ator Bruce Willis em um dos filmes da série "Duro de matar".

A C-50 suporta temperatura de até 1.000° C, tem visor à prova de balas e de embaçamento, amplificador de voz, tubo para hidratação do policial e filtro de ar cambiável, podendo ser acoplada a um tubo de oxigênio externo (portátil).

A Welser Itage também vai apresentar na feira uma rede de isolamento compacta, móvel e leve, que busca oferecer proteção contra projéteis e coquetéis molotov durante protestos. O equipamento, de origem sueca, poderá substituir as cercas de ferro que têm sido usadas pelas polícias para proteger prédios públicos em manifestações.

Segundo os fabricantes, a rede é feita de um tecido plástico especial capaz de suportar até 9 toneladas de força. Montada em módulos, a proteção alcança 3 metros de altura em cada um deles, formando uma verdadeira barreira. A rede pode ser montada em 2 minutos por oito pessoas. Por enquanto, de acordo com representantes da empresa no país, nenhum governo comprou o aparelho ainda.


Fonte:G1 Rio


volta ao topo