Polícia Civil inaugurou a 37ª Sala Lilás do Estado
Fonte: PCMSFoi inaugurada, em Vicentina-MS, a 37ª Sala Lilás. Esta é a segunda inauguração ocorrida este ano. Em um espaço totalmente planejado para atender as vítimas diretas e indiretas de crimes ligados à violência contra a mulher, criança e adolescente, o ambiente possui brinquedos, televisão, sofá confortável, além de outros tipos de materiais. Tudo isso para a vítima se sinta acolhida e motivada a denunciar, enquanto seus filhos se distraem, mas sem sair da vista das mães.
Criada por meio de parceria entre Estado e Município, a sala lilás funcionará dentro da Delegacia de Vicentina, no entanto, o espaço será destinado exclusivamente para este tipo de atendimento.
Até o momento já foram criadas salas lilases nos seguintes municípios: Ribas do Rio Pardo; Rio Negro; Água Clara; Amambai; Caarapó; Bonito; Terenos; Maracaju; Nova Alvorada do Sul; Deodápolis; Glória de Dourados; Costa Rica; Angélica; Ladário; Camapuã; Eldorado; Iguatemi; Bandeirantes; Sonora; Chapadão do Sul; Miranda; Porto Murtinho; Anaurilândia; Anastácio; Paranhos; Selvíria; Sidrolândia; Brasilândia; São Gabriel do Oeste; Ivinhema; Itaporã, Jateí, Batayporã, Guia Lopes da Laguna, Dois irmãos do Buriti e Douradina.
Em Camapuã - Na semana passada, a Polícia Civil reforçou sua parceria com o Estado e o Município de Camapuã em uma iniciativa importante para o combate à violência contra a mulher, criança e adolescente. O acordo visa a disponibilização de escala de sobreaviso de profissionais da assistência social da Prefeitura, com o intuito de fornecer apoio imediato às vítimas de violência doméstica e sexual atendidas nas delegacias.
A renovação deste termo de cooperação representa um esforço conjunto do poder público em minimizar a revitimização das pessoas afetadas por esses crimes. Nos casos mais graves ou de flagrante, a pc terá a possibilidade de acionar a assistência social municipal, que acompanhará a vítima, evitando a necessidade de repetir seu relato diversas vezes.
Além disso, a parceria entre assistência social e polícia civil abrange diversas formas de apoio, desde o fornecimento de abrigo até orientações sobre reinserção no mercado de trabalho. Este serviço será acionado pelo delegado plantonista sempre que necessário.
Está prevista a renovação de 24 termos de cooperação nos próximos meses, demonstrando um compromisso contínuo com a proteção das vítimas de violência.