PC em Ação

Polícia Civil deflagra operação “Tubalcaim” em Naviraí

Fonte: PCMS

Na manhã desta quinta-feira 16/03/2023, a Polícia Civil, por intermédio da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Naviraí e Delegacia Regional, deflagrou a operação “Tubalcaim”, que contou com a participação de 13 policiais e quatro viaturas. A ação é resultado de trabalho investigativo, visando reprimir crimes contra o patrimônio, como furto e receptação, principalmente de cabos telefônicos e fios de cobres de residências e construções em andamento.

Durante a operação diversos ferros-velhos da cidade foram vistoriados, sendo ao final realizada a prisão em flagrante, pelo crime de receptação qualificada (Artigo 180 Parágrafo § 1 do CP), de dois proprietários de dois estabelecimentos distintos.

No primeiro estabelecimento, na Avenida Caarapó, foi localizado 21,7 Kg de cobres de fios de telefonia, sendo o proprietário do estabelecimento preso em flagrante pelo crime acima descrito. Já em outro estabelecimento, situado na Rua Trevo, foi apreendido 2,6 kg de cobre, de cerca de 6 metros de cabo telefônico. O proprietário do imóvel também foi preso em flagrante.

O crime de receptação qualificada prevê pena de reclusão de três a oito anos. Os presos foram encaminhados para a 1ªDP/NAVIRAÍ, onde foi formalizado o flagrante, e posteriormente passarão por audiência de custódia.

Mesmo após as prisões em flagrante, a Delegacia de Polícia Civil de Naviraí dará continuidade às fiscalizações, com o fim de prevenir e reprimir esta atividade criminosa que tem causado muitos transtornos e prejuízos financeiros à população local.

O nome da operação, Tubalcaim, faz referência a pessoa citada nas escrituras como primeiro ferreiro da história da humanidade ao descobrir as possibilidades de trabalhar com o cobre nativo. O cobre por sua vez estima-se que tenha sido descoberto em 9 mil a.C., no Oriente Médio, não sabendo precisar quem o descobriu.

Entretanto alguns registros do seu uso na Antiguidade podem ser encontrados na Bíblia Sagrada, onde a primeira menção dele foi feita no livro de Gênesis 4:22, no qual se relata que Tubalcaim, filho de Zilá com Lameque, era “mestre” (ou forjador) de toda a obra de cobre e ferro.


volta ao topo