Polícia Civil deflagra operação “Ex Radice” e cumpre mandado de prisão de suspeito de integrar facção criminosa do Nordeste
Fonte: PCMSNa manhã desta quinta-feira (13), o Departamento de Polícia do Interior (DPI), por meio da Seção de Investigação Geral (SIG), da Delegacia de Ladário, com o apoio dos policiais da 1ª DP de Corumbá e Delegacias de Bonito, Miranda e Aquidauana, deflagrou a Operação “ex radice” e realizou o cumprimento de mandado de busca domiciliar e de prisão preventiva de J.S.G (29), suspeito de integrar a facção criminosa do Nordeste – GDE (Guardiões do Estado).
A operação foi idealizada após contato por parte da Delegacia de Polícia Civil da cidade de Jucás/CE, solicitando apoio desta Distrital visando dar cumprimento a Mandado de Prisão Preventiva oriundo daquele judiciário estadual.
As investigações da SIG de Ladário, após notícia de mandado de prisão preventiva, apontaram a possível presença de grupo criminoso na cidade, suspeitos de integrarem facção especializada no método do denominado “Novo Cangaço”, prática criminosa que tem por objetivo, a utilização de ações previamente orquestradas, para invadir, dominar e aterrorizar cidades de médio e pequeno porte, com o fim de roubar agências bancárias, principalmente.
Participaram da operação 16 policiais das forças de segurança. Durante o cumprimento do mandado de busca no endereço, além da prisão de J.S.G (29), quatro indivíduos foram qualificados, tendo sido apreendidos aparelhos telefônicos, dois veículos com suspeita de adulteração, dentre outros itens possivelmente ilícitos.
A investigação prosseguirá na busca em angariar mais elementos probatórios. O nome da operação tem como significado a expressão “pela raiz”, o que demonstra a finalidade da referida operação de eliminar qualquer tipo de ameaça de instalação de organizações criminosas na cidade, principalmente com o intuito de inibir as ações denominadas como “Novo Cangaço”.
A Polícia Civil ressalta que o combate ao crime continuará ocorrendo de maneira firme e constante. Além disso, está implementado o sistema de disque-denúncia da Delegacia de Ladário. A população poderá denunciar qualquer prática delituosa pelo número (67) 3226-1090. O sigilo da identidade e número telefônico serão mantidos.