Polícia Civil deflagra operação “Baptismus” e prende dois homens em flagrante por tráfico qualificado, associação, corrupção ativa e fraude processual, em Naviraí
Assessoria PCMSA Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Regional e 1ª Delegacia de Naviraí-MS, prendeu dois homens em flagrante durante operação policial de prevenção e repressão à violência e à criminalidade na cidade. A ação aconteceu nesta segunda-feira, 19/06, durante operação “Baptismus”.
Segundo apurado, equipes de policiais civis deram cumprimento a três mandados de busca e apreensão em residências previamente identificadas como sendo pontos de distribuição de drogas. Durante trabalho investigativo realizado pela Seção de Investigações Gerais (SIG) e Núcleo Regional de Inteligência (NRI), apurou-se que os suspeitos integravam facção criminosa conhecida nacionalmente e haviam se associado de forma estável e permanente para a prática reiterada do crime de tráfico de drogas, com envolvimento de adolescentes, tendo em vista que os autores se utilizavam de menores para auxiliá-los no comércio das substâncias ilícitas.
Durante o cumprimento dos mandados de busca mencionados foram apreendidas drogas do tipo maconha e crack, petrechos usados na traficância e mais de R$ 10 mil, razão pela qual os suspeitos foram presos em flagrante por tráfico qualificado e associação para o tráfico de drogas.
No decorrer da diligência, um dos presos ofereceu dinheiro aos agentes para liberá-lo, bem como destruiu seu aparelho celular visando impossibilitar a extração de dados, razão pela qual também foi autuado por corrupção ativa e fraude processual.
O nome “Baptismus” faz referência a palavra Batismo em Latim, que é o termo usado pela facção criminosa, para o ritual de entrada de um novo integrante, que após ser batizado passa a ser chamado de irmão pelos demais membros, passando a ter responsabilidades no grupo criminoso.