Notícias do Sinpol-MS

Polícia Civil de MS tem segunda maior taxa de solução de homicídios, aponta novo estudo nacional

Um novo levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz, divulgado nesta terça-feira (2), mostra que Mato Grosso do Sul tem a segunda maior taxa de elucidação de homicídios do país. Segundo o jornal O Globo, apenas Rondônia aparece à frente do Estado e o Rio de Janeiro registrou novamente o pior índice.

Dezoito estados e o Distrito Federal enviaram as informações completas; sete mandaram dados parciais. Rondônia teve o melhor resultado: nove em cada dez homicídios foram solucionados. Mato Grosso do Sul aparece em segundo lugar, com 86% e se mantém no topo do ranking com alta resolutividade de crimes. Santa Catarina aparece com 78%. O Rio de Janeiro é o último da lista, com 16% dos crimes esclarecidos.

Os números de Mato Grosso do Sul ficam ainda mais evidentes quando comparados aos indicadores de outros países. Na Europa, o percentual de esclarecimento é 92%; nos Estados Unidos, 57%, o que demonstra que o trabalho policial no estado é de nível internacional.

"Por vários anos a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul é uma das melhores do pais, que mais trabalha elucidando crimes não só de hominicidios e não é valorizada. Este é um ano eleitoral para Governo do Estado e esperamos que os candidatos reconheçam o valor do nosso trabalho", declarou Alexandre Barbosa, presidente do Sinpol.

O Instituto Sou da Paz explica que a pesquisa considera esclarecido o homicídio que teve pelo menos um autor identificado e denunciado pelo Ministério Público até o fim do ano seguinte ao crime, levando em consideração os anos de 2018 e 2019.

 

Salário

 

Enquanto o policial civil de Mato Grosso do Sul é um dos mais eficientes do Brasil, a remuneração segue caminho contrário. De acordo com um levantamento feito pelo Sindicato dos Delegados de São Paulo e divulgado no último dia 21 de junho, o salário inicial do policial civil de MS aparece em 21º no ranking, na frente apenas de Sergipe, Paraíba, Alagoas, Bahia, Pernambuco e Ceará.

Quem lidera o ranking com maior salário é o Estado do Amazonas, com remunerações de R$ 12.948,78 mensais.


volta ao topo