Notícias do Sinpol-MS

Plano de distribuição de vacinas contra Covid em MS vai envolver mais de 90 servidores da Saúde e Segurança Pública

Fonte: G1

A secretária estadual adjunta de Saúde, Christinne Maymone, ressaltou nesta segunda-feira (18), que a data é simbólica para todo o Brasil, com a distribuição pelo Ministério da Saúde das doses de vacina contra a Covid-19, fabricadas em parceria entre o instituto Butantan e a Sinovac.

Ela disse que o estado vai receber 158.760 doses. Reafirmou que são destinadas aos grupos prioritários da primeira fase de campanha composto por trabalhadores da área de saúde, idosos em instituições de longa permanência e indígenas aldeados.

A secretária ressaltou que a campanha está sendo feita com muita responsabilidade, transparência e segurança da informação e alertou que não será possível furar fila. Lembrou que neste momento a quantidade de vacinas é limitada, mas que em depois esse número vai aumentar.

Christinne disse que ainda nesta segunda haverá um momento especial, a abertura simbólica da campanha, com a vacinação de um representante de cada grupo prioritário, na presença do governador do estado e do secretário de saúde. O ato será as 17h, no hospital regional, em Campo Grande.

Por sua vez, o diretor de Saúde e Assessor Técnico do Corpo de Bombeiros Militar na secretaria estadual de Saúde (SES), coronel Marcello Fraiha, detalhou como vai funcionar a logística de distribuição das vacinas, que devem chegar a Campo Grande no começo desta tarde, por volta das 13h.

Ele lembrou que desde o dia 14 de janeiro o estado está com seu plano de imunização pronto. Ressaltou que a distribuição será feita em conjunto entre as secretarias estadual de Saúde e de Justiça e Segurança Pública.

Comentou que os caminhões da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica que vão levar as doses até os municípios vão contar com escola das unidades de segurança pública.

A ação envolverá oito viaturas do Corpo de Bombeiros, 7 da Polícia Militar e 9 da Polícia Civil. Mais de 90 servidores públicos serão envolvidos.

A previsão é começar a fazer a distribuição a partir das 7h desta terça (19) e concluir o trabalho em 48 horas no máximo. Entretanto, o esforço será para finalizá-lo em 24 horas, de modo a permitir que todos os municípios comecem a imunização na quarta-feira (20), às 10h, como determinado pelo Ministério da Saúde.

Em relação a Campo Grande, as doses do município deverá ser retiradas pela secretaria municipal de Saúde com escolta da Guarda Civil Metropolitana.

O forte esquema de segurança se justifica, conforme o coronel, em razão da alta demanda pelas vacinas.

Casos - Nesta segunda-feira, a SES confirmou mais 446 casos novos de Covid-19 no estado e 12 novas mortes. Com isso, o total de registros da doença em Mato Grosso do Sul totalizou 150.944 infectados e 2.686 óbitos.

Do total de casos, 12.778 estão ativos. Cumprem isolamento domiciliar 12.196 pessoas e outras 582 estão hospitalizadas, sendo 259 em leitos de terapia intensiva (UTI).

A taxa de ocupação de leitos públicos de UTI no estado é de 81%.

Já se recuperaram da doença 135.480 pessoas, o que representa 89,7% do total de infectados.


volta ao topo