Notícias do Sinpol-MS

PCMS participou de seminário para discutir novos protocolos para melhorar atendimento aos autistas

Fonte: PCMS

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul realizou nos dias 3 e 4 de novembro, o 1° Seminário de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O evento, foi realizado no auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, e visou discutir o novo protocolo de atuação em caso de acidentes, incêndios ou socorro para este público. A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul participou do evento.

De acordo com o Max Souza Tosta - aspirante a Oficial do Corpo de Bombeiros e coordenador do evento, a abordagem à pessoa com autismo deve ser diferente. “Por exemplo se ela tiver perdida, não adianta usar megafone, assim a pessoa não vai querer ser vista. Em caso de incêndio, o autista busca se esconder e não fugir do local. Em acidentes tem que evitar sirenes e muito barulho, a pessoa pode entrar em uma crise, principalmente se tiver machucada”.

A Polícia Civil e demais forças de Segurança Pública têm de estar preparadas para este tipo de situação devido ao aumento da demanda pelo atendimento especializado.

A DEAM e a DEPCA possuem atendimento especializado e equipe multidisciplinar, o que possibilita assistência ampla às pessoas que necessitam de um atendimento especializado.

Para melhorar este atendimento o Corpo de Bombeiros de MS consultou outros estados que já possuem protocolo específico, como em Santa Catarina, que já existe para Polícia Militar. A instituição já colocou em prática o treinamento dos profissionais em relação a abordagem que precisa ser diferenciada.


volta ao topo