Notícias do Sinpol-MS

Parceria da Cassems e governo vai oferecer 800 testes de covid gratuitos por dia

Fonte: CGNEWS

De casa, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, confirmou hoje que o drive-thru no estacionamento da sede da Cassems (Rua Antônio Maria Coelho, 6065), em Campo Grande, deve ser montado até quinta-feira (13).  "Vamos tentar deixar tudo pronto para fazer um teste na sexta-feira e no sábado (15), já estar funcionando. Queremos tentar colocar 800 testes por dia."

Os exames serão gratuitos e fazem parte da remessa de 80 mil testes rápidos adquiridos pelo governo do Estado e que começaram a ser distribuídos dia 10/01 para todos os 79 municípios. O agendamento ainda não foi divulgado, mas deverá ser feito pelo site da pasta. Ainda são estudados novos pontos de testagem na Capital e reabertura de drive-thrus em Dourados, Corumbá e Três Lagoas. –

Resende disse durante a coletiva do Prosseguir que o remédio contra a pandemia é testagem e vacina no braço. A meta é dar o máximo de testagem gratuita para a população, para rastrear o vírus, garantindo o isolamento dos infectados.

Quem procurou atendimento nessa terça-feira (11) foi o servidor público Davi Drumond, 55 anos. Ele estava com a esposa que apresentou sintomas da doença. "Ela está na triagem e vai passar pelo médico para ver se é covid mesmo. Ela tomou duas doses da vacina, mas está com tosse, dor de cabeça, no corpo e nos olhos. Está assim há quase uma semana, mas eu estou sem sintomas", conta.

Outro marido que também levou a esposa para atendimento médico foi o servidor público, Jeferson Pereira Benedito, 43 anos. "Ela já pegou covid no ano passado e já tomou duas doses, mas está com dor de cabeça e dor no estômago."

Já a contadora Valdirene da Silva, 51 anos, estava no local pelo segundo dia consecutivo. "Ontem, vim fazer o teste, mas estava muito cheio. Hoje cedo, testei em uma clínica particular e deu positivo. Agora, vim procurar atendimento médico para entrar com a medicação certa."

Nos três primeiros dias de funcionamento da tenda, a unidade recebeu 518 pacientes com sintomas respiratórios. A estrutura conta com 5 salas de atendimento e, ainda, um drive-thru para a realização de testes para covid-19 e influenza. A testagem para os pacientes do convênio só é permitida com agendamento mediante pedido do médico. A assessoria de imprensa informou que apesar do aumento significativo da busca por atendimento, a maioria dos casos não precisa de internação. Por isso, a unidade não aumentou o número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da covid.

O disque covid funciona das 8h às 18h, com seis profissionais. Em seu primeiro dia de funcionamento, 10/01, atendeu 150 beneficiários para dirimir dúvidas sobre seu quadro clínico.


volta ao topo