“Outubro Rosa” disponibiliza campanha de vacinação anti-HPV
O HPV é um vírus que se contrai com o contato sexual, podendo também ser excepcionalmente contraído no convívio diário. Estima-se que 70% das mulheres entrarão em contato com o vírus e 70% desses vírus serão do tipo 16 e 18. Estima-se também que 50% do contágio se dá nos 3 primeiros anos de atividade sexual, com pico de incidência dos 20 a 25 anos.
A partir do dia 1º de outubro, a Cassems dará início à Campanha de Vacinação Anti-HPV. A iniciativa faz parte da campanha “Outubro Rosa”, a fim de promover a conscientização sobre a prevenção do câncer feminino. Seguindo este objetivo, serão realizados eventos que buscam alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce e os riscos que a doença pode trazer. Desde agosto de 2013, a campanha já vacinou mais de 180 mulheres.
A Campanha de Vacinação Anti-HPV disponibilizará a vacina anti-HPV bivalente, que previne câncer do colo do útero e HPV. A recomendação de faixa etária para a vacinação é o mais precoce possível, sendo ideal proteger as mulheres antes mesmo que haja a primeira atividade sexual, podendo realizar a aplicação a partir dos dez anos de idade. A vacina é contraindicada às gestantes e puérperas, pois não há estudos que demonstrem segurança em vaciná-las.
A aplicação é feita em três etapas. Em novembro e dezembro, serão aplicadas as primeiras doses. A segunda dose é aplicada depois de um mês da primeira e a terceira, após seis meses da segunda.
A vacinação acontecerá no Centro de Medicina Preventiva da Cassems, localizada na rua Abrão Júlio Rahe, 97. Beneficiárias Cassems a partir de 10 anos devem fazer o pré-agendamento para a vacina na Central de Atendimento, por meio do telefone 3314-1010. Não disponibilizaremos estoques de vacina, pois as mesmas serão distribuídas conforme a solicitação da beneficiária. As reservas acontecem de 1º de outubro a 1º de dezembro de 2014.
Fonte:Ascom Cassems