Notícias do Sinpol-MS

O Hemosul/Hemorrede-MS entra em estado de emergência por falta de sangue

 Desde que iniciou a reforma foram feitas as mudanças da coleta para os bancos de sangue da Santa Casa, HU e Regional, e com isso também uma baixa no número de doações de cerca de 30%.

São realizadas muitas campanhas na tentativa de suprir esta baixa, mesmo assim, hemosul/MS entrou em estado de emergência. Para entendimento, se existe uma baixa de 30% mês no número de coletas, a cada mês os estoques ficam mais baixos na mesma proporção e é cumulativo.

Hoje (13) a baixa é de 75% e alguns tipos sanguíneos estão zerados. Havia cerca de 200 bolsas de sangue tipo O+ positivo, mais comum entre a população, e a unidade conta apenas com 12; o sangue O- negativo, apenas uma bolsa nesta data. O estado é alarmante para todas as tipagens sanguíneas.

Estão sendo marcadas várias campanhas para socorrer esta condição, a fim de normalizar o movimento. Só o Hemosul coletava 3.000 bolsas/mês, bem superior a qualquer outra unidade da Hemorrede-MS. A cada mês deixa-se de coletar cerca de 1.000 bolsas. Tem-se que reagir. Para isto é fundamental contar com doadores de sangue.

A equipe está nos Bancos de Sangue da Santa Casa, HU e Regional esperando para atender aos doadores. Doar nos bancos de sangue dos hospitais não trás risco algum, não há ligação com as questões hospitalares, as pessoas podem ficarem tranquilas. O número de pacientes não cai, só aumenta, e a unidade necessita de uma reação da população para não entrar em um estado de calamidade pública.

Doar sangue é muito sério e a hemorrede de Mato Grosso do Sul conta com ajuda de todos. O órgão responsável agradece antecipadamente a todos os doadores que venham a salvar vidas.

Fonte:PCMS


volta ao topo