Notícias do Sinpol-MS

No Top Mídia News: Policiais desconfiam de aluguel de viaturas para policiamento no Estado

Geovanni Gomes

Confira matéria publicada no site Top Mídia News:


Pressionado por policias e cobrado pelo MPE (Ministério Público Estadual), o governador Reinaldo Azambuja, PSDB, pode adotar o aluguel de viaturas como tentativa o sucateamento dos veículos. A proposta agrada a Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar (ACS), mas é recebida com cautela pelo Sindicato dos Policiais Civis do Mato Grosso do Sul (Sinpol).

O Edital regulamentando a abertura do inquérito civil público para investigar problemas de manutenção e falta de viaturas da PM (Polícia Militar) foi publicado no dia 31 de março no Diário Oficial do MPE (Ministério Público Estadual).

A péssima condição dos veículos é denunciada há anos pelos sindicatos. Recentemente, uma viatura apagou por falta de combustível em meio a uma perseguição policial. Desde que Azambuja assumiu a administração, um corte de gastos limitou o fornecimento de combustível para os veículos da polícia.

A proposta de alugar as viaturas foi apresentada como solução para o sucateamento das viaturas. A medida é aprovada pelo presidente da ACS, Edmar Soares da Silva, que afirmou recentemente acredita que a solução pode amenizar o problema. Já Alexandre Barbosa do Sinpol, acredita que oficinas particulares da policia poderia tornar o atendimento mais barato.

“Tem que pensar bem na terceirização, isso pode tornar o procedimento mais caro. Mas pode ser uma boa solução, vamos avaliar o serviço e temos que ser realistas quanto aos custos”.

O Batalhão de Choque da PM pode ser a primeira unidade a receber os veículos. Oito viaturas podem ser alugadas para a corporação.

Barril de Pólvora

Profissionais que atuam na Segurança Pública do Estado aguardam que as promessas de campanha do governador sejam finalmente atendidas. Como candidato, Reinaldo prometeu olhar com atenção para a segurança, mas até o momento pouco fez, de acordo com Alexandre.

“Ele nos pediu um prazo quatro meses para atender as nossas reivindicações, mas estamos aguardando até hoje”. De acordo com ele, o novo prédio da Cepol (Centro Especializado de Polícia Integrada) está pronto aguardando alguns detalhes que foram esquecidos.

Policiais do interior sofrem também com a falta de munição. A cidade de Bela Vista há dois anos não recebe munição. Por lá, os policiais precisam comprar a munição com o próprio dinheiro.

Para o presidente, o índice de criminalidade tem aumentado, mas o investimento não. “Isso demonstra uma fragilidade do policial. O que amplia a situação do barril de pólvora em que o estado se encontra”.  

Fonte:Top Mídia News


volta ao topo