Notícias do Sinpol-MS

Na OIT, Sinpol-MS denuncia irregularidades nas delegacias do estado

Sinpol-MS

O presidente do Sinpol-MS, Giancarlo Miranda, protocolou na Organização Internacional do Trabalho (OIT), nesta quarta-feira (23), uma denúncia sobre irregularidades nas delegacias de Mato Grosso do Sul. De acordo com o sindicato, não estão sendo cumpridos as convenções nº 94 e 155 que afirmam que aos trabalhadores devem ser assegurados condições de saúde, de segurança e de bem-estar justas. Além de elaborar políticas de prevenção de danos à saúde do trabalhador em decorrência ou durante o trabalho.

“Claramente, o Estado não tem proporcionado condições dignas para que o policial civil desempenhe sua função. Muitos estão doentes física e emocionalmente por causa do estresse e da ameaça constante que sofrem devido à presença de presos nas delegacias”, declarou o presidente. Na oportunidade, Giancarlo entregou uma cópia do documentário “A Realidade da Polícia Civil em Mato Grosso do Sul”, no qual estão retratadas as irregularidades que baseiam a denúncia.

 

Casos

Em 21 de novembro de 2015, em Itaquiraí-MS, o policial civil Arlei Marcelo Farias foi agredido por presos enquanto entregava as refeições. Ele ficou vários dias internados e preciso passa por cirurgia e tratamentos médicos. No dia 25 de novembro do mesmo ano, o investigador Anderson Garcia da Costa (37 anos) foi agredido e morto na delegacia de Pedro Gomes enquanto prestava atendimento a um preso com problemas psiquiátricos. Já em março deste ano em Brasilândia, um policial civil foi agredido e amarrado, enquanto os presos fugiam.


volta ao topo