Notícias do Sinpol-MS

MS tem um dos maiores índices de mortalidade policial na luta contra o crime

Reportagem nacional, veiculada pelo portal G1, mostra que mais policiais estão morrendo na luta contra a criminalidade. Em números absolutos,  as mortes de policiais em serviço no Estado de Mato Grosso do Sul no ano de 2020 ficou atrás somente dos estados de São Paulo (22), do Rio de Janeiro (14) e Minas Gerais, que apresentam também uma população e contingente bem maiores. É o que consta em reportagem divulgada pelo portal G1 nesta quinta-feira, 22.

Quando avaliado o número de mortes por mil policiais, Mato Grosso do Sul se equipara ao Estado do Pará, 0,7, próximo do Rio de Janeiro, 0,8 e a maior ocorrência está  o Pará 1/1000. “Dos quatro mortos em serviço no ano passado, três eram policiais civis. São profissionais que deram a vida em serviço”, diz o presidente do Sinpol MS, Giancarlo Miranda.

Giancarlo destaca que a Polícia Civil de MS tem o segundo maior índice de esclarecimentos de homicídios do Brasil, conforme mostra o  levantamento “Onde Mora a Impunidade” divulgado pelo Instituto Sou da Paz,  com percentual de 67. Na contramão, a remuneração é uma das menores do País, conforme  levantamento da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (COBRAPOL), Mato Grosso do Sul aparece em 20º lugar.

“São profissionais que correm risco diariamente e não têm a justa remuneração. Além da exposição diária no combate ao crime, há um ano estamos também atuando na linha de frente em ações para contenção da pandemia e perdemos vários colegas da ativa e aposentados para o Coronavírus”, finaliza o presidente do Sinpol.


volta ao topo