Notícias do Sinpol-MS

Meteorologia alerta para queda de temperatura e frio intenso em MS

G1 MS

 A semana deve começar com baixas temperaturas em Mato Grosso do Sul, especialmente no centro-sul e oeste do estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em aviso meteorológico, divulgado neste domingo (25), o Inmet alerta que o declínio de temperatura deve ocorrer até às 23h (de MS) de segunda-feira (26).

As mínimas podem chegar a 4°C no sul do estado e aos 8°C na capital na terça-feira (27). As temperaturas máximas sobem pouco durante o dia. A explicação para a queda acentuada em intervalo curto de tempo está nas áreas de instabilidade que agem no estado e provocam a formação de uma uma frente fria, resultado da combinação de reforço de ar frio e do deslocamento da área de baixa pressão.

No sul, podem ocorrer chuvas mais fortes com trovoadas e volumes de água acima dos 50 milímetros. Na segunda-feira (26), as áreas de instabilidade começam a se afastar para o leste, e o sol volta a aparecer entre nuvens na maior parte do estado. No sul e extremo nordeste, a umidade relativa do ar continua alta e há previsão de chuva fraca e isolada.

As temperaturas continuam baixas do centro para o sul e podem chegar a 6°C no sul e 9°C em Campo Grande. A máxima no estado não deve passar dos 25°C. Na terça-feira, o ar fica mais seco por conta do sistema de alta pressão e o frio será mais forte.
A situação será parecida na quarta-feira (28), quando as temperaturas devem começar a subir e os termômetros devem marcar entre 6°C e 28°C. A massa de ar frio começa a perder força na quinta-feira (29) e as temperaturas voltam a subir bastante durante o dia. Neste dia, a mínima deve ser de 11°C e a máxima de 31°C.

Fonte:G1 MS


volta ao topo