Lançamento do livro “A História da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul” será nesta sexta-feira(21)
Hoje (21), às 19h30, no Loft Garden, em Campo Grande (MS), será o Lançamento do Livro “A História da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul”.
Idealizado pelo Delegado-Geral da Polícia Civil, Dr. Jorge Razanauskas Neto, que redigiu o prefácio desse livro, com registro de uma história que envolve o trabalho de muita gente, a obra foi lançada nos 37 anos de Instituição Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul.
O livro foi lançado com a missão de perpetuar a história e registrar a evolução da Polícia Civil, seus desafios, conquistas e dificuldades necessárias, olhando para o futuro com a vontade e a determinação de fazer muito mais para a população sul-mato-grossense, resultando na eficiência dos serviços prestados, melhores condições de trabalho para os servidores, índice de casos resolvidos muito acima da média nacional e uma polícia mais perto da comunidade, nascendo a maior das conquistas: ser orgulho de ser policial e integrar uma instituição séria e comprometida com o bem estar da população do Estado de MS, e cumprindo com o lema: “Polícia Civil, servir e proteger”.
Sobre a História da Polícia Civil MS:
Em Mato Grosso do Sul, a Polícia Civil surge junto com o novo Estado, após a divisão do antigo Mato Grosso do Sul, em 1977. À época, o desafio maior era promover estruturas capazes de gerir a segurança na nova unidade federativa e, mais que isso, criar uma identidade própria para a instituição policial no Estado.
Para tanto, era necessária a profissionalização dos agentes, de modo que os integrantes da Polícia Civil estivessem cientes de sua missão e preparados para integrar essa complexa engrenagem. Então, em 1983, o primeiro concurso para a Polícia Civil é dado como marco na mudança interna na instituição, que permitiu o ingresso de mais de 200 delegados no ano seguinte.
É nesse tempo que a nova capital, Campo Grande, recebe, em meio às suas reservas naturais, o Parque dos Poderes, onde as estruturas administrativas da Segurança Pública e da Polícia são construídas e utilizadas até os dias atuais. Começa também uma estruturação organizada dos distritos policiais também no interior do Estado, frente à desafiadora tarefa de guardar fronteiras com Mato Grosso, São Paulo, Paraná e, ainda Paraguai e Bolívia.
De lá para cá se vão mais de três décadas, e o trabalho das inúmeras pessoas que passaram pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul converge em resultados que orgulha à medida que impressionam. São novas turmas de Delegados formadas, 24 delegacias especializadas, sete distritos policiais na capital e duas delegacias de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), exclusivas para plantões, além de 11 regionais e mais de 100 unidades no interior. O efetivo também não para de crescer e chega a quase duas mil pessoas, sendo 431 formadas somente em 2014.
Cerca de 80% das delegacias foram construídas ou passaram por reformas e 90% dos prédios que abrigam essas unidades são próprios, em investimentos que superam R$35 milhões. Hoje a Polícia Civil conta com sistema que oferece serviços online para a comunidade, agilizando os dados do cidadão, bem como no atendimento, como o Boletim de ocorrência virtual que pode ser feito no conforto de casa.
Fonte:PCMS