Juiz revoga liminar e prefeitura da Capital pode retomar projeto de videomonitoramento
A prefeitura de Campo Grande vai retomar o processo de compra dos equipamentos para instalação de 22 câmeras de monitoramento na região central, no quadrilátero formado pelas ruas Mato Grosso, Calógeras e Afonso Pena.
O processo estava parado por conta de uma liminar, em outubro do ano passado, solicitada pelo Consórcio Liderança, para suspender a compra de uma empresa de Cuiabá, vencedora do certame. Ontem, o juiz da 4ª Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos, Alexandre Ito, revogou liminar.
O recurso federal de R$ 890 mil deve ser utilizado até dezembro, quando a gestão municipal deve fazer prestação de contas ao Ministério da Justiça. Para não perder a verba, a Prefeitura teve que pedir prorrogação de prazo no ano passado.
Depois desta primeira etapa, a Guarda Municipal planeja para 2015 a instalação de câmeras para monitoramento de locais que atraem aglomeração, como o camelódromo, o mercadão e a feira central.
Há ainda outra pendência judicial travando o projeto mais amplo, que é o da central de monitoramento e modernização do sistema de semáforos. Esta suspensa a licitação para instalação de 400 pontos de fibra óptica que permitirão o sincronismo e o ajuste de tempo dos semáforos de 420 cruzamentos Serão instalados 40 câmeras e sensores para dar fluidez ao tráfego. Os dois projetos somam R$ 84 milhões.
Outro projeto de monitoramento que será implantado é de prevenção e combate ao uso do crack. Será montada uma base operacional móvel na região urbana do Anhandui, com previsão da instalação de câmeras de monitoramento na região do Los Angeles. Serão adquiridas 20 câmeras, duas viaturas, duas motocicletas.
Fonte:Correio do Estado