Notícias do Sinpol-MS

Governo do Estado lança Campanha Estadual de Combate ao Feminicídio

 O governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura, e Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, lançou na manhã desta terça-feira (1º), a Campanha Estadual de Combate ao Feminicídio. O objetivo é sensibilizar e conscientizar toda a sociedade a respeito de mortes violentas, divulgar os serviços e os mecanismos legais de proteção à mulher em situação de violência e as formas de denúncia.

O evento foi realizado por meio de uma live, com tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras), e contou ainda para o lançamento da segunda edição do Mapa do Feminicídio, que traz o mapeamento das mortes violentas de mulheres, tipificadas como feminicídios, ocorridas em Mato Grosso do Sul no ano de 2020.

O evento foi mediado pela subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, e contou com a participação da Delegada-Geral Adjunta da Polícia Civil, Rozeman Geise Rodrigues de Paula; da deputada estadual Mara Caseiro; da Juíza Helena Machado Coelho, coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS; da advogada Amanda Parizan, presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres; da coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), defensora Pública Thaís Dominato Silva Teixeira, e da Aparecida Gonçalves, especialista em gênero e violência contra a mulher.

Em sua apresentação, a dra. Rozeman Geise Rodrigues de Paula, falou sobre a atuação da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul nas investigações de feminicídio e violência contra a mulher, e sobre como a classe tem vem se atualizando para receber as vítimas nas Delegacias em todo o Estado.

Protocolo de atendimento e investigação nas ações perícias.

“A PCMS tem feito a tarefa de casa. A Polícia Civil tem feito todas as diligências para que a tipificação do feminicídio sejam aplicadas. É preciso que o policial esteja sensível aquela causa para que perceba a vulnerabilidade da vítima”, destacou.

A Delegada-Geral Adjunta da Polícia Civil também falou sobre o protocolo de ações desenvolvido em parceria com o Tribunal e Justiça, e vem sendo aplicado justamente para desmistificar o atendimento

“É compromisso da Polícia Civil o atendimento adequado e, por isso, todas as Delegacias de Atendimento à Mulher são conduzidas por Delegadas de Polícia, além da implementação das Salas Lilás, desde 2019”. Mato Grosso do Sul conta com seis unidades em funcionamento nas Delegacias do interior do Estado. A expectativa do governo do Estado é de que sejam instaladas 20 unidades.

Clique aqui para acessar o Mapa do Feminicídio do Mato Grosso do Sul - Mapeamento das mortes violentas de mulheres, tipificadas como feminicídios, ocorridas em Mato Grosso do Sul, no ano de 2020.

Dados de 2021

Levantamento realizado pela Polícia Civil apontam a realização de 7.222 medidas protetivas, seno 4.713 pela Capital e 2.509, pelas delegacias de polícia do interior, apenas este ano.

Foram cumpridos 323 mandados de prisão por crime previstos na Lei Maria da Penha, além de 828 Autos de Prisão em Flagrante.

A Polícia Civil contabilizou, ainda, a apreensão de 40 armas de fogo no MS.

Fonte: PCMS


volta ao topo