Governo antecipa metade do 13º e Sinpol orienta uso com parcimônia
Cerca de 79 mil servidores estaduais de Mato Grosso do Sul, entre ativos e inativos, vão receber metade do 13º salário de 2021 na próxima sexta-feira, dia 2 de julho. Anunciada pelo governador Reinaldo Azambuja, a medida faz parte de um plano de recuperação econômica chamado “Retomada MS”, lançado nesta segunda-feira (28) para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19 na economia.
“Como tivemos a redução salarial com aumento do desconto previdenciário de aposentados e ativos, reajuste zero e a perspectiva de incremento do nosso salário somente em janeiro do ano que vem, a antecipação do décimo terceiro é uma forma de amortecer as perdas, embora não as recomponha. Fica o alerta do Sindicato aos filiados para que façam um bom planejamento, uma vez que as contas maiores, como IPTU e IPVA, estão concentradas no início do ano. Pode ser que um gasto desnecessário faça falta lá na frente. Mas se usarem com parcimônia, é uma forma de aliviar o orçamento”, observa o presidente do Sinpol, Giancarlo Miranda.
Estímulo – “Dentro desse pacote de estímulos aos setores mais afetados, como cultura, turismo, bares e restaurantes, há a antecipação do 13° salário dos servidores para atender o funcionalismo e fortalecer o comércio. Essa antecipação é fundamental, pois significa mais dinheiro circulando na nossa economia”, explicou o governador Reinaldo Azambuja.
A folha extra de pagamentos vai injetar R$ 250 milhões na economia. Segundo o governador, a antecipação do 13º salário será feita no dia 2 de julho, mesma data de pagamento dos salários de junho do funcionalismo público estadual.
* Com informações do governo de MS