Fórum dos Servidores esclarece inverdades publicadas sobre ganho dos servidores em cinco anos de Governo Reinaldo Azambuja
Fórum dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso do SulO Fórum dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul — integrado por sindicatos e associações, que representa mais de 45 mil trabalhadores estaduais e tem por finalidade a defesa dos direitos coletivos do funcionalismo público estadual de MS — vêm à público manifestar-se quanto às inverdades declaradas pelo Governo do Estado em reportagens veiculadas na data de 19/04/2021 pelo Correio do Estado e Campo Grande News, intituladas, respectivamente: “Folha de pagamento do Estado aumentou 72% em cinco anos” e “Em cinco anos, ganhos dos servidores de MS tiveram aumento de 73,26%” no tocante a um suposto ganho salarial na ordem de 72% e 73,26% nos últimos cinco anos dos servidores públicos estaduais.
No caso, os percentuais indevidamente apresentados consideram que os servidores públicos tiveram “aumento de 72% ou, na outra, 73,26%” no período de 2015 a 2020, levando em conta principalmente os acréscimos decorrentes da concessão de promoções e progressões funcionais, e que representaria quase o dobro da inflação do período apresentada como sendo 45,74%, o que é uma inverdade! Para se ter uma ideia, o Governo do Estado elevou em 45% a folha de pagamento dos servidores comissionados em cinco meses.
Conforme levantamento inédito do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o gasto com ocupantes de cargos de confiança saltou de R$ 7,342 milhões em outubro de 2018 para R$ 10,642 milhões em março de 2019. Desde 1º janeiro de 2021, todos os servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas tiveram aumento no fator previdenciário de 11% para 14% dos seus salários, fator que na prática significou aumento de receita para o governo do estado e redução salarial para o servidor.
Cabe esclarecer que não se pode considerar como aumento salarial as promoções e progressões funcionais, pois somente atingem aqueles servidores que preenchem determinados requisitos, ao fazer supor que todos os servidores teriam auferido tais incrementos é uma INVERDADE.
As promoções e progressões funcionais são direitos dos servidores previstos em lei. Ressaltando que os aposentados e os pensionistas não podem ser promovidos e por isso, não tem outro aumento além da revisão geral anual, previsto na Constituição Federal.
E, por último, no período citado (cinco anos) o Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) concedeu apenas 6,07% de reajuste a título de revisão geral anual aos servidores públicos do Estado de Mato Grosso do Sul e a inflação no período segundo o DIEESE foi de 23,44%, trata-se, portanto, de uma “FALÁCIA TRAZIDA A PÚBLICO COM O OBJETIVO DE DISTORCER A VERDADE SOBRE A DEFASAGEM SALARIAL QUE OS SERVIDORES ENFRENTAM NO GOVERNO DE REINALDO AZAMBUJA”.
Campo Grande-MS, 19 de abril de 2021.
Fórum dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul