Notícias do Sinpol-MS

Fórum dos Servidores debate projetos do governo estadual

Internet

O Fórum dos Servidores Públicos de MS reuniu-se, na segunda-feira (25), para debater os projetos que serão apresentados pelo Governo Estadual e que impactarão os servidores públicos e, especialmente, a população.

Embora os textos ainda não tenham sido apresentados à Assembleia Legislativa, ventila-se na imprensa algumas informações que causam preocupações aos líderes sindicais. O projeto de Plano de Demissão Voluntária (PDV) teria como contrapartida o pagamento de um salário por ano trabalhado no poder público estadual e uma bonificação de cerca de 30% sobre o valor total. Segundo observa o diretor administrativo adjunto, Jaime Martinelli, a administração estadual estaria fazendo essa proposta com o intuito de reduzir gastos, contudo não há informações de onde seriam tirados os recursos para o pagamento das indenizações. “Temos um déficit de pessoal no serviço público. Há uma grande demanda, mas poucos profissionais. Se houver uma grande adesão ao PDV, provavelmente haverá mais demora no atendimento, inclusive em áreas fundamentais como Saúde e Segurança Pública”, afirmou Martinelli.

O outro projeto seria sobre a ampliação da jornada de trabalho, contudo sem a adequação salarial. “Como servidores públicos, vemos com apreensão as intenções do governo estadual”, disse Martinelli. As propostas são destinadas para o cerca de 50 mil servidores públicos efetivos do Estado, excluindo-se os comissionados. O Fórum dos Servidores Públicos de MS pretende realizar campanhas de mídia para informar à população sobre os impactos negativos de tais medidas, promover uma audiência pública para promover o debate sobre o tema e buscar apoio dos deputados estaduais.


volta ao topo