Notícias do Sinpol-MS

Fim das celas no 4º DP é conquista histórica da luta do Sinpol/MS em defesa do policial civil

O Sinpol/MS acompanhou de perto um momento considerado histórico para a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul: a desativação definitiva das celas de custódia do 4º Distrito Policial de Campo Grande, na região das Moreninhas, oficializada nesta segunda-feira (02). A medida faz com que a unidade passe a atuar exclusivamente na sua atividade fim — a investigação criminal e o atendimento à população — sem a custódia de presos.

O presidente do Sinpol/MS, José Nascimento Sobrinho, e o diretor financeiro, Márcio Paroba, acompanharam a ação e destacaram que essa é uma luta antiga do sindicato. Há anos, o Sinpol defende que policiais civis não podem continuar desviando sua função constitucional para exercer a custódia de detentos, atividade que deve ser de responsabilidade do sistema prisional. “Essa sempre foi uma das nossas principais pautas: garantir que o policial civil exerça a investigação, e não a guarda de presos. Hoje é um dia histórico para a categoria”, reforçou a direção do sindicato.

A retirada dos custodiados é resultado de articulação entre o sindicato com a Delegacia-Geral da Polícia Civil e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), permitindo o remanejamento dos presos para unidades prisionais adequadas. Com isso, investigadores e escrivães que antes se dividiam entre a vigilância, alimentação e escolta de detentos, agora passam a atuar integralmente na elucidação de crimes e no registro de ocorrências.

O Sinpol/MS agradece à Sejusp e à DGPC pelo diálogo institucional que viabilizou a medida, em especial ao secretário-executivo de Justiça, Dr. Rafael Garcia; ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira; e ao delegado-geral Lupérsio Degerone, pela atuação conjunta para que essa antiga reivindicação da categoria se tornasse realidade.

   

   


volta ao topo