Faixas criticando baixo salário de policiais civis são retiradas antes de visita de secretário
As faixas penduradas em frente à Câmara Municipal de Dourados, onde aconteceu uma reunião com todas as forças de Segurança Publica do município na manhã de ontem (25), foram retiradas antes mesmo da chegada do Secretário de Segurança de Mato Grosso do Sul, Wantuir Francisco Brasil Jacini ao local.
Os policiais se mobilizaram para colocar as faixas de protesto na principal avenida da cidade e tentar de alguma forma, sensibilizar o governo quanto às necessidades que eles estão passando devido à baixa remuneração.
Os policiais e Bombeiros do Estado recebem o terceiro pior salário do país, perdem apenas para o Rio de Janeiro e o Piaui.
Apesar da baixa remuneração, os números mostram que o trabalho feito pela polícia sul-mato-grossense é eficaz. Segundo a própria Secretaria de Justiça e Segurança Pública, de janeiro a dezembro de 2012, comparado com o mesmo período de 2011 os homicídios dolosos caíram 16,9%. Em 2012 foram registradas 54 ocorrências, contra 65 em 2011. Já os homicídios culposos de trânsito apresentaram redução de 8%, totalizando 46 registros no ano passado, contra 50 do ano anterior.
Os crimes contra o patrimônio também reduziram sensivelmente, apresentando queda de 42,2% nos roubos de veículos. Em 2011 foram registradas 40 ocorrências desse tipo de crime, contra 23 em 2012. Os roubos em geral caíram 15,6%: em 2011 foram registradas 610 ocorrências, contra 515 no ano passado. Os furtos a residência também reduziram, apresentando diminuição de 11,2 %, passando de 857 ocorrências em 2011 para 761 em 2012. De acordo com o levantamento da Sejusp, também houve diminuição nos roubos de veículo e nos furtos em geral, que apresentaram redução de 4,2% e 2,4% respectivamente, segundo o site oficial do governo do estado.
Jacini foi à Dourados participar da solenidade de entrega de certificados de elogio na ficha pessoal de 41 profissionais da Polícia Civil e 38 da Polícia Militar. O secretário disse que o objetivo da ação é reconhecer o bom trabalho prestado pelos policiais, atuação que garantiu a segunda maior cidade do Estado a redução, no ano passado, de todos os índices dos crimes contra a vida e contra o patrimônio monitorados pela Sejusp.
Participaram da solenidade o Chefe do Estado Maior da Policia Militar Coronel Guilherme Gonçalves e o delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto.
Fonte:Midiamax