Exame de sangue pode detectar risco de suicídio, diz estudo
Um simples exame de sangue pode descobrir se você tem tendência ao suicídio. Um grupo de cientistas afirma ter descoberto uma alteração química em um gene capaz de tornar uma pessoa propensa a pensamentos negativos e suicidas.
Um artigo sobre o estudo foi publicado no site da American Journal of Psychiatry. O gene SKA2 está relacionado à resposta do cérebro aos hormônios do estresse. O gene inibe pensamentos negativos e controla o comportamento impulsivo.
Sem SKA2 suficiente ou alterado, o cérebro não consegue impedir a liberação de cortisol, o hormônio do estresse. Mudanças nesse gene podem, segundo os cientistas, ajudar a tornar os problemas cotidianos em pensamentos suicidas.
Para chegar nessa conclusão, o cientista Zachary Kaminsky, da Universidade Johns Hopkins, e seus colegas analisaram amostras de cérebros de pessoas que já morreram. Algumas eram saudáveis, outras tinham doenças mentais e outras haviam cometido suicídio.
Nos casos de suicídio, os níveis de SKA2 eram menores. Outros resultados também mostraram alterações no funcionamento do gene sem mudar a sequência de DNA em indivíduos com pensamentos ou impulsos suicidas.
Um simples exame de sangue com base nessas descobertas tem 80% de precisão para medir o quão perto de uma situação de risco uma pessoa está e ajudar a determinar a necessidade de internação. O teste tornaria o suicídio um problema de saúde controlável.
No entanto, por causa das escalas de gravidade e outros espectros, Kaminsky diz que o gene pode não ser uma prova determinante em todos os casos. Além disso, nem sempre ser vulnerável ao estresse e a ansiedade faz uma pessoa destinada a experimentar pensamentos suicidas.
Fonte:INFO