Notícias do Sinpol-MS

Estado recebe R$ 2 milhões em infraestrutura e capacitação por meio do Programa ‘Crack é possível vencer’

Após aderir ao programa ‘Crack é possível vencer’ em 2012, o Governo do Estado já começou a receber os investimentos provenientes da parceria. Nesta quinta-feira (28), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, Mato Grosso do Sul recebeu R$ 2,2 milhões em infraestrutura que contempla duas motocicletas, dois veículos Ford Fiesta Sedan, uma base móvel de videomonitoramento e a capacitação que será realizada com policiais militares.


De acordo com o coordenador do programa em MS, delegado André Matsushita, o programa é composto por ações de saúde, educação, assistência social e segurança pública. “Portanto ele visa acolher o usuário na área da saúde, a família do usuário na assistência social e na segurança trabalha com bases de inteligência através da captura de imagens para análise. E assim esperamos realizar da melhor maneira o enfrentamento ao uso de drogas e organismos criminosos” explicou. Ainda segundo Matsushita, o bairro onde será trabalhado o videomonitoramento já foi definido com base nas estatísticas criminais da Capital e será o Jardim Los Angeles. “No momento estamos aguardando a instalação das câmeras que serão adquiridas pelo Governo Federal e assim que instaladas nós poderemos iniciar os trabalhos”, contou.


Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, a chegada da nova infraestrutura é mais uma forma de fortalecer as instituições policiais. “Agora os policiais receberão treinamento específico. É preciso que as técnicas e as tecnologias em segurança pública tenham recursos permanentes para que as políticas sejam continuadas e executadas em uma temporalidade curta, média e a longo prazo”, salientou.



Na visão da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, o problema do crack não é da segurança pública, mas de saúde. “Temos que dar oportunidade aos usuários de se tratarem e ao mesmo tempo a ele e sua família de refazerem o projeto de vida dentro das políticas sociais. São pessoas que quebraram todos os vínculos, os familiares, os profissionais, e se entregaram normalmente a uma vida itinerante nas ruas. Acredito que com equipamentos de ponta para os policiais podemos quebrar o vínculo do tráfico com o usuário e por meio da inteligência enfrentar as organizações criminosas e o tráfico de drogas”, pontuou.


O Programa


O Programa “Crack, é possível vencer” foi lançado em dezembro de 2011 e abrange um conjunto de ações interministeriais para enfrentar o crack e outras drogas. Os principais objetivos do programa são aumentar a oferta de tratamento de saúde e a atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico, as organizações criminosas e ampliar as atividades de prevenção. As ações estão estruturada em três eixos: cuidado, autoridade e prevenção.


O Estado e a Capital assinaram o termo de adesão ao programa do Governo Federal em julho de 2012. O projeto faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. 


Fonte:Polícia Civil - MS


volta ao topo