Notícias do Sinpol-MS

Em visita, Sinpol-MS constata 43 presos em delegacia com capacidade apenas para oito

Sinpol-MS

Em visita a 1º DP de Ponta Porã, a diretora-adjunta de formação sindical, Maria Ester Rossoni, constatou superlotação no local. A unidade possui duas celas com capacidade total para abrigar oitos presos, contudo está com 43. A situação caótica pode incentivar uma tentativa de fuga. “Constantemente, os presos passam mal devido ao calor, a falta de ventilação e a falta de luminosidade. Isso pode incitar uma rebelião e colocar em risco a segurança dos servidores”, explicou Rossoni. A primeira delegacia recebe presos de outras cidades como Aral Moreira e Antônio João.

A diretoria do Sinpol-MS teve acesso a um ofício emitido pelo delegado local solicitando ao juiz de Direito da Primeira Vara Criminal de Ponta Porã que relata a constante ameaça dos detentos em incendiar os colchões, pois não aceitam a entrada de mais presos nas celas superlotadas. Ainda no expediente, ele solicita a urgente remoção de no mínimo 18 presos listados, em especial de um detento que necessita de atendimento médico.

O sindicato oficializará a Coordenadoria das Varas de Execução Penal de MS (Covep), Sejusp e Delegacia-Geral informando a situação. Historicamente, o Sinpol-MS tem lutado para que a custódia de presos em delegacias seja erradicada com o intuito de devolver ao policial civil a sua função de investigar, elucidar e materializar os crimes.
 

Fonte:


volta ao topo