Notícias do Sinpol-MS

Em visita à Depac de Dourados, Sinpol relata tentativa de fuga de presos

Sinpol-MS

No último sábado (30), os investigadores de polícia da DEPAC de Dourados, estranharam o comportamento de alguns internos que ocupavam as celas 01 e 02 e resolveram fazer vistoria no interior das mesmas sendo auxiliada pela presença da Polícia Militar, constatatou-se que o reboco de uma das celas havia sido retirado com o uso de dois pedaços de cano.

Tais fatos refletem a falta de estrutura física e humana das delegacias que estão servindo como verdadeiros presídios. Na data de hoje (1º), além dos canos apreendidos utilizados na tentativa de fuga, também foi encontrado um aparelho celular nos pertences do interno Marcos Aedes Santos Dias. Os plantões em quase todas as delegacias do interior do Estado são feitos por apenas um policial que acumula o serviço de rotina com a vigilância de presos, o que traz fragilidade no controle dos objetos que podem adentrar nas celas.

O secretário geral do Sinpol-MS, Jaime Martinelli esteve na DEPAC-DOURADOS na manhã desta segunda-feira e constatou a precariedade com que os presos são mantidos naquela unidade. “Isso vem acontecendo devido a falta de estrutura nas delegacias bem como a demora da Agepen para realizar a absorção dos presos”, afirmou o sindicalista.

O Sinpol encaminhou o ofício ao Secretário de Justiça e de Segurança Pública, solicitando urgência nos encaminhamentos para a absorção dos presos que estão nas delegacias de polícia, bem como expediente ao Juiz de Direito da Vara de Execuções Penais de Dourados, solicitando que sejam requisitados agentes penitenciários para prestarem serviços na Depac.

O Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul luta há anos contra a custódia de presos nas delegacias do Estado. Além de não ter estrutura para comportar os detentos, a permanência dos mesmos nesses locais, gera risco de agressão e morte aos policiais.

Fonte:Assessoria de Comunicação Sinpol-MS


volta ao topo