Notícias do Sinpol-MS

Em reunião de avaliação, Jacini destaca atuação das polícias como responsável por aporte de recursos federais ao Estado

Campo Grande (MS) – Em reunião do Programa de Redução de Criminalidade, Avaliação Institucional e dos Dirigentes realizada nesta terça-feira (17) na Academia de Polícia Civil (Acadepol), o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, destacou a atuação das polícias estaduais como responsável pela destinação de recursos federais ao Estado, sobretudo da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), que já totalizam R$ 45 milhões. O encontro reuniu dirigentes das instituições da Sejusp, comandantes da Polícia Militar e delegados da Polícia Civil, da Capital e Interior.


De acordo com titular da Sejusp, os recursos estão sendo aplicados em reaparelhamento e modernização da estrutura das unidades de segurança na fronteira e núcleos de inteligência, implantação de videomonitoramento em cidades fronteiriças, aquisição de um sistema de rádio e comunicação e dois scanners veiculares, com capacidade de operação de oito horas seguidas, destinados a Mato Grosso do Sul neste mês.


Segundo o secretário, somente neste ano, de janeiro a agosto as polícias civil e militar em parceria com o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam 80,4 toneladas de entorpecentes, percentual que supera em 36% a quantidade de apreensões no mesmo período de 2012.


Outro dado apresentado foi com relação às prisões. De janeiro a agosto, no Estado foram efetuadas 11.783 prisões; destas, 7.321 em flagrante delito.


Wantuir Jacini considera o número de apreensões de drogas muito significativo, garantindo que a expectativa da Secretaria de Justiça e Segurança Pública é chegar as 100 toneladas. “Nosso resultados têm tido destaque a nível nacional, tanto é que neste mês, durante reunião de avaliação do programa Enafron em Brasília, fomos elogiados pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, como estado fronteiriço, dentre os 11 que integram o programa, que obteve maior destaque, tanto com relação a apreensões de drogas, prisões e atuação do Gabinete Integrado de Fronteira, como também no quesito execução de convênios”, detalhou o secretário.


Conheça o programa


O secretário Wantuir Jacini lembrou que Programa de Redução da Criminalidade, chamado “Plano MS Forte Segurança”, foi instituído Sejusp em fevereiro 2011 é uma ferramenta de gestão. “Estamos utilizando o conhecimento que produzimos, a partir dos Boletins de Ocorrências gerados pelo Banco de Dados Único [Sistema Sigo], analisando dados macros e também cidade por cidade do Estado. Nossa meta é reduzir os crimes que mais afligem a sociedade, os crimes com morte e aqueles contra o patrimônio”, ressaltou Jacini.


No encontro foram analisados os dados estatísticos dos grupos de crimes com morte e contra o patrimônio, de janeiro a agosto deste ano, comparados com o mesmo período do ano passado. A análise foi feita com a apresentação de gráficos que reúnem informações de todo o Estado, da Capital, dos municípios do interior agrupados e ainda dados das ocorrências registradas nos 11 municípios considerados pólos. 


Fonte:


volta ao topo