Em reunião com delegado-geral, Sinpol-MS debate diversos temas de interesse da categoria
Nesta terça-feira (27), a diretoria executiva do Sinpol-MS reuniu-se com o delegado-geral da Polícia Civil, Sr. Roberval Maurício Cardoso Rodrigues, para debater diversos temas de interesse de categoria e solicitar providências.
Armas para os policiais civis aposentados
Quanto o recadastramento de armas cauteladas aos policiais civis aposentados, o delegado-geral declarou que já montou uma comissão para estudar uma forma de ceder as armas e que reconhece a necessidade de que os aposentados mantenham essa ferramenta de defesa.
Promoção Automática
Na oportunidade, o presidente do Sinpol-MS, Giancarlo Miranda, debateu a forma como está sendo idealizado o projeto da Promoção Automática, que propõe que o policial civil seja promovido automaticamente sem a necessidade de abertura de vagas, mas desde que tenha os requisitos necessários que ainda estão sendo discutidos. “Em vários estados brasileiros já está sendo adotada essa forma de promoção e tem dado certo, acreditamos que em Mato Grosso do Sul será uma forma de garantir que mais policiais civis sejam valorizados”, declarou Giancarlo. A categoria tem urgência na regulamentação desta reivindicação e o Sinpol-MS tem contribuído com a Comissão criada para redigir o modelo a ser adotado. O sindicato deseja que a lei seja aprovada ainda neste ano para que em janeiro de 2016 já entre em vigor. Para o delegado-geral, a promoção automática é viável desde que o policial civil tenha seu desempenho avaliado pela equipe e por ele mesmo, bem como a adoção de metas compatíveis com a realidade de cada localidade.
Promoção 2015
Os diretores apresentaram a preocupação que a categoria teve com a publicação somente do edital dos delegados habilitados e inabilitados à promoção. “Não toleramos privilégios de uma carreira em detrimento das outras”, afirmou Giancarlo. O delegado-geral explicou que a publicação deste edital ocorreu para atender uma situação pontual e que não havia o objetivo de desprestigiar as outras categorias. Ele ainda se comprometeu a publicar a relação dos habilitados e inabilitados ainda esta semana.
Armas e coletes
O presidente Giancarlo lembrou que durante a solenidade de posse, secretário de estado de administração e desburocratização Carlos Alberto de Assis anunciou que o governo já havia autorizado à aquisição de coletes e munição. O delegado-geral confirmou a informação e afirmou que tem solicitado a compra de material para os policiais civis, inclusive de armas e por isso houve o recadastramento das armas, para que a administração consiga mensurar o limite disponível para requisitar a liberação do Exército.
Remoções
Já sobre o concurso de remoção, o presidente Giancarlo expressou o anseio que alguns servidores têm de voltar à capital devido a problemas de saúde e particulares. O delegado-geral declarou que não fará concurso de remoção, mas que aprovará algumas demandas de acordo com o solicitado e atendendo o interesse da Instituição de sanar algumas necessidades da administração com policiais civis que tenham formação profissional na área.
O Sinpol-MS avalia que a reunião foi positiva, pois possibilitou o esclarecimento de situações que preocupavam a categoria e por ter conseguido o comprometimento e apoio do delegado-geral para resolver demandas há muito tempo reivindicadas pela categoria. “Esta diretoria adotará a política de resolver os problemas tendo como diretrizes a franqueza e a harmonia. Procurando, primeiramente os diretores de departamentos e o delegado-geral para dialogar e chegar a um consenso, que se não houver, aí o sindicato seguirá outras instâncias. Queremos que a Polícia Civil seja uma categoria unida para servir melhor à sociedade”, concluiu Giancarlo.
Fonte:Assessoria de Comunicação Sinpol-MS