Em nota técnica, governo federal informa sobre testes rápidos do coronavírus para profissionais da segurança pública
O Governo Federal está enviando aos estados testes rápidos do coronavírus tendo como um dos grupos prioritários os trabalhadores da área de segurança pública. Segundo a Nota Técnica 11/2020, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, para os grupos prioritários, que também incluem os profissionais da saúde, se estimou a incidência de Covid-19 em até 15%, com estimativa de 2 milhões de pessoas com potencial de utilização de pelo menos um teste rápido sorológico.
A nota técnica indica que o resultado é verificado após 15 minutos da realização do teste. Além disso, o teste deve ser realizado respeitando duas condições: em profissionais de saúde e segurança pública, eles devem ter o mínimo de sete dias completos desde o início dos sintomas de Síndrome Gripal e mínimo de 72 horas assintomático; no caso das pessoas com diagnóstico de Síndrome Gripal que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade, ela deve possuir o mínimo de sete dias completos desde o início dos sintomas do quadro gripal.
Caso o resultado do teste seja negativo, o profissional de segurança fica apto a retornar imediatamente ao trabalho. Um resultado positivo determina afastamento de 14 dias, após o início dos sintomas. A mesma recomendação vale para o teste da pessoa com Síndrome Gripal que residem no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança.
A distribuição dos testes para as secretarias estaduais de saúde atende os seguintes parâmetros:Número de casos confirmados do Estado;Tipologia do município segundo o IBGE;Total de profissionais de saúde e Total de profissionais de segurança pública. Compete aos estados a distribuição dos testes aos municípios.
Confira a Nota Técnica na íntegra: https://bit.ly/3aeiGnI