Artigos

Eis a questão: Sistema prisional e segurança pública ou lagosta, camarão e uísque?

Divulgação

Não é de hoje que se sabe que o sistema carcerário brasileiro é precário e tenebroso. Mas, nos dias atuais, especialmente o Maranhão, tem sido destaque na mídia quanto ao caos no sistema prisional.

Todo esse alarde nos meios de comunicação pode ser justificado. Somente no ano de 2013 foram mais de 60 mortes no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, com direito inclusive, a vídeos com as decapitações. Mas o que mais impressiona nesse cenário que se forma na cabeça do cidadão é a indiferença e o descaso do governo com o assunto.

Roseana Sarney, com o discurso endossado ainda mais por seu pai - Senador José Sarney, fez repreensões e censuras ao jornalismo, e justificou esse aumento de violência ao "crescimento do nível de renda no Estado." Parece brincadeira! E o pior, em contraponto a essa realidade sangrenta, percebe-se que outros setores da administração, como o encarregado de eventos e cerimônias, são de uma celeridade um tanto impecável.

Pois é, em plena crise no contexto segurança pública, propostas de licitação (essa foi adiada) para a compra de lagostas e camarões em grandes quantidades têm sido realizadas no Maranhão com a finalidade de abastecer a casa de praia da governadora Roseana Sarney.

E o que falar do pregão eletrônico marcado para acontecer no próximo dia 17? Uísque escocês, champanhe, caviar, vinho importado, bacalhau, etc. Ah! E sem falar no tapete estilo persa que deverá ser providenciado pela empresa vencedora. Realmente, de grande importância para a população maranhense que padece com a violência urbana e a insegurança que a cerca.

Mais um detalhe: no Maranhão não é só o sistema prisional que atualmente carece de atenção por parte do Estado, há também 81 municípios sendo castigados pela estiagem. Mas que importância isso tem? O que importa é que nos coquetéis e brunchs oficiais todos os convidados se satisfaçam às custas de nosso dinheiro em detrimento do que realmente interessa: dignidade humana.

Nierle Sousa


volta ao topo