Notícias do Sinpol-MS

Drive-Thru: Exames de Covid-19 são oferecidos em Campo Grande

Há cerca de duas semanas, Campo Grande tem o serviço “Drive-Thru Coronavírus” para realização de exames RT PCR, considerado o mais eficiente, em pacientes com suspeita de Coronavírus (Covid-19). O atendimento é diário, de 8h30 às 16h30, por meio de agendamento prévio pelo Disk-Covid: 67 3311-6262. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMS).

Com o objetivo de dar mais agilidade no diagnóstico e segurança da população, a coleta dos exames para o coronavírus será feita sem a necessidade de o paciente descer do veículo, conforme sugere o termo “Drive-Thru”. Apesar do nome, as pessoas com outros meios de locomoção ou até mesmo que forem à consulta a pé, serão atendidas pela equipe de forma segura e rápida.

Conforme informações do Governo do Estado, a pessoa deve entrar em contato pelo Disk-Covid (67 3311-6262), relatar os sintomas à equipe de saúde que preenche um formulário interno; caso a pessoa apresente algum tipo de sintomas gripais, como febre, coriza, dor na garganta, entre outros, é agendada uma consulta no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, entre a rua 14 de julho com a 26 de março.

A consulta é agendada via telefone e confirmada por um SMS, mensagem por celular, com a data, o horário e o local. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos) e levando no máximo 20 minutos, ou seja, de forma rápida, organizada e segura.

Além do atendimento à população com profissionais de saúde, como enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande irá contribuir com o transporte do material biológico para o Laboratório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) ou Laboratório Central (Lacen).

O resultado leva de 24h a 48h no máximo e é encaminhado, por SMS, ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk-Covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde – www.saude.ms.gov.br.

“Esse é um serviço essencial nesse momento. É importante que os policiais civis que sentirem os sintomas, entrem em contato para ter as devidas orientações, lembrando que os servidores da segurança pública têm prioridade no atendimento”, afirmou Giancarlo Miranda, presidente do Sinpol.


volta ao topo