Notícias do Sinpol-MS

Diretoria do Sinpol-MS visita Batayporã e pede remoção imediata dos presos em delegacia

Nova News

O presidente do Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis de MS) Alexandre Barbosa e o Secretário Geral, Amaury Pontes estiveram na delegacia de Batayporã, na última sexta-feira (10) para averiguar de perto o fato ocorrido no domingo (05), onde cinco presos serraram as celas e fugiram.

Assim como tem acontecido em inúmeras cidades do Estado, os diretores identificaram a falta de efetivo, falta de estrutura e celas lotadas. “Apontamos que durante os plantões, a unidade fica com apenas um policial que faz a segurança e atende as ocorrências. Enfatizamos mais uma vez o risco que todos correm diante dessa situação, o policial que fica responsável por uma situação que foge de sua alçada, a sociedade e os próprios detentos”, dispara Barbosa.

Barbosa ainda comenta que a Delegacia de Batayporã dispõe de duas celas com capacidade para quatro presos, no entanto, no dia da ocorrência da fuga haviam 31 detentos no local.

Dos quatro presos que fugiram um foi recapturado e outro se apresentou com a presença de um advogado, mas foi liberado, pois tinha alvará de soltura. A delegacia neste momento está com 26, sendo 5 condenados e dois com mandado de prisão de outro estado. 

O Sinpol-MS já encaminhou um ofício para a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) solicitando a remoção imediata dos condenados. “Não vamos medir esforços para que haja intervenção dos órgãos competentes e atenção especial a este caso. Enfatizamos mais uma vez: delegacia não é cadeia, não temos condições de ficar com presos e condenados nas celas, eles precisam ser encaminhados para as penitenciárias”, finaliza Barbosa.




Fonte:Sinpol-MS


volta ao topo