Notícias do Sinpol-MS

Devir reduz atendimento e Sinpol questiona

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Sinpol MS tem acompanhado as condições de trabalho nas delegacias de todo o Estado, observando e exigindo o cumprimento das normas de biossegurança e EPI´s.
 

Entendeu como certeiro e exequível, o decreto que autorizou o registro de outros tipos de ocorrências na modalidade online na DEVIR – Delegacia Virtual, a fim de evitar a proliferação da Covid, haja vista que evita fila, aglomeração e diminui o número de pessoas circulando – inclusive, no transporte público. Antes do decreto, apenas três tipos de crimes poderiam ser comunicados pela internet.
 

“Houve um resguardo da saúde da população e também dos policiais civis sem qualquer prejuízo na atuação do policial, que continuou prestando o serviço à população, de forma eficaz e ágil, dentro do nosso escopo”, diz o presidente do Sindicato, Giancarlo Miranda.
 

“Por isso, tem nos causado surpresa o relato que estamos recebendo da dificuldade do cidadão, nas últimas semanas, em registrar ocorrências de forma virtual. Vamos acompanhar esse caso e já oficiamos à Delegacia Geral para entender o que está acontecendo e não deixar que a comunidade fique sem esse importante serviço ofertado de forma virtual, que bem funcionou por mais de um ano, e o mais grave: que a formação de filas e aglomerações coloque em risco a saúde dos nossos profissionais, contribuindo com o aumento dos casos da Covid.”  


A portaria que mantém a ampliação dos tipos de ocorrências registradas na Devir: extravios, desaparecimento de pessoas e preservação de direito; furto (exceção aos furtos de veículos), vias de fato, calúnia, injúria, difamação, perturbação do sossego, perturbação da tranquilidade, estelionato e invasão de dispositivo informático, de forma exclusiva, é a 175 de 16 de março deste ano em Diário Oficial pela DGPC.


volta ao topo