Notícias do Sinpol-MS

Dengue avança no Estado e população deve redobrar os cuidados com limpeza de quintais

Em tempos de pandemia da Covid-19 as atenções estão focadas no vírus que tem se alastrado de maneira muito rápida entre a população, mas a preocupação com o novo coronavírus não pode desviar a atenção de outro problema grave que afeta a saúde pública, a dengue, uma doença que também mata. As autoridades de saúde do Estado alertam para os cuidados com a limpeza das casas e terrenos durante a quarentena da Covid-19.

Mato Grosso do Sul ocupa o 2° lugar no ranking de incidência do País, em casos de dengue, com 63.594 notificações. A situação preocupa os moradores da cidade de Corumbá, o sexto município com maior número de casos confirmados no Estado. Segundo dados da Secretaria de Saúde de Corumbá, são 1.038 casos confirmados e 3.916 notificados. A cidade já registrou 04 mortes, no Estado são 39.

O problema chegou até a 1ª Delegacia de Polícia Civil da cidade, onde dois policiais civis foram confirmados com a doença. Ambos ficaram internados, mas um já recebeu alta e se recupera em casa. A policial civil de Corumbá e diretora financeira adjunta do Sinpol, Amanda de Amorim, explica que a situação chamou a atenção para o problema e o delegado titular da unidade solicitou à Secretaria Municipal de Saúde a dedetização do local, para garantir a segurança dos agentes públicos e também de toda a população.

"A 1ª DP tem um pátio onde ficam os veículos apreendidos, que pode ser um criadouro do mosquito da dengue. Com esses dois casos da doença na unidade, foi solicitada a dedetização do prédio e do pátio, para garantir a segurança de todos", afirma Amanda de Amorim.
 
Segundo as autoridades da saúde, 80% dos focos do Aedes Aegypti são provenientes das residências, por isso é importante que o cidadão aproveite o isolamento social para verificar se existe o criadouro do mosquito da dengue em sua casa, principalmente nos quintais. 


volta ao topo