Delegacias de Batayporã e Nova Andradina receberam visita do Sinpol esta semana
Na última terça-feira (25), o diretor Amaury Pontes, esteve nas cidades de Batayporã e Nova Andradina, realizando uma visita de rotina do Sinpol. Na ocasião, Pontes conversou com os colegas e verificou que nas delegacias, existem muitos problemas que também são enfrentados por diversas delegacias do Estado como, a falta de estrutura dos prédios, as delegacias superlotadas de presos, e principalmente, a falta de efetivo.
Batayporã – Neste dia, nas celas da delegacia haviam 29 presos em situação totalmente vulnerável. O local possui apenas duas celas, sendo que cada uma comporta apenas 4 pessoas. Na mesma delegacia, na semana anterior, houve a fuga de dois presos.
Nova Andradina – No local existe apenas um policial de plantão que precisa cuidar de todos os processos inerentes ao seu cargo e ainda cuidar de presos. A DP está com as celas superlotadas. Ao todo, haviam 77 presos, sendo uma média de 16 presos por cela. A situação mais grave dessa DP, é que existem presos desde 2012 “aguardando deliberação”.
Segundo o diretor Amaury Pontes, a situação de ambas está um caos. “Policiais, presos e população em situação extremamente desconfortável e vulnerável. O Sindicato tem feito o que pode para mudar essa realidade, cobrando constantemente dos órgãos competentes resolução para casos como estes, mas não encontram soluções definitivas para a situação”, comenta Pontes.
O Diretor ainda lembra, que além das ações constantes do Sinpol, foi realizada na última quarta-feira (26), uma audiência pública, com o tema “A custódia de presos nas delegacias de MS”, na tentativa de encontrar soluções junto aos órgãos competentes para resolução deste problema . “Acreditamos que a audiência nos trará ótimos resultados, embora saibamos que o tema é complexo, mas quem sabe em união com outros órgãos possamos encontrar uma solução”, declarou.
Fonte:Assessoria de Comunicação Sinpol-MS