Notícias do Sinpol-MS

Deam divulga balanço do primeiro dia de Operação ligada a Campanha do Agosto Lilás

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher - Deam divulgou, no início da tarde desta quinta-feira (5), o balanço parcial da Operação Vênus, como parte da Campanha Agosto Lilás. Ao todo foram cumpridos quatro mandados, sendo três homens e uma mulher

A delegada titular da Deam – Elaine Benicasa - destacou que entre os meses de janeiro a junho, Campo Grande não registrou nenhum caso de feminicídio consumado.

Os dados  apontam ainda que, no mesmo período (janeiro-julho) em todo o Estado, foram registrados 9.259 Boletins de Ocorrência no âmbito da violência doméstica. Dentre eles foram identificados 750 casos de Estupro, 19 feminicídios consumados e 42 feminicídios tentados.

A operação vai ser realizada até o dia 31 de agosto onde se espera um número maior de cumprimento de mandados de prisão. Esta segunda fase da Operação pretende dar continuidade à operação realizada em 2020 pela Deam após a morte de uma jovem vítima de feminicídio na capital.

A Operação Vênus ocorre em comemoração aos 15 anos da Lei Maria da Penha e, entre os mandados de prisão a serem cumpridos existem crimes, não só de agressão física, mas também psicológica, descumprimento de medida protetiva, lesão corporal e até stalker, que é quando uma pessoa é perseguida pela internet, por meio de invasão de contas nas redes sociais, ligações ou outros meios eletrônicos.

"A lei Maria da Penha cabe em situações homoafetivas e em situações que a mulher é autora de violência doméstica ou familiar, como no caso de hoje", explicou Benicasa.

Batizada com o nome da deusa da mitologia romana, Vênus é um importante arquétipo da força feminina.


volta ao topo