Notícias do Sinpol-MS

Dados da Justiça apontam que Brasil tem 370 mil usuários de crack

Fenapef

O Brasil tem 370 mil usuários de crack, somente nas capitais, sendo 50 mil crianças. A maior parte começou a usar a droga pela facilidade de acesso ou ainda por curiosidade (58,3%) e, ao contrário do senso comum, somente 40% vivem nas ruas. Os dados fazem parte do que o Ministério da Justiça classifica como a maior pesquisa já feita sobre a droga no mundo. O trabalho, realizado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi iniciado em 2011 e divulgado na manhã desta quinta-feira (19).


Saiba mais...

Crack e cocaína avançam entre as mulheres em SP nos últimos quatro anos Número de usuários de crack diminuiu na Avenida Brasil, diz governo do Rio Mais oito estados aderem ao Programa Crack, é Possível Vencer.


A maior parte dos usuários tem, no máximo, o ensino fundamental completo (78%) e, nas capitais, usa a droga em média há 91 meses. Fora das capitais, são 59 meses de tempo de uso. O número de pedras consumidas por dia varia entre 11 e 16 (interior e capitais, respectivamente), sendo maior o consumo das mulheres (21) do que o dos homens (14).


Ainda segundo o estudo, a região Nordeste é a que tem mais usuários nas capitais (120 mil), seguida por Sudeste (100 mil), Centro Oeste (45 mil), Sul (34 mil) e Norte (30 mil). Outros motivos que também levaram ao do uso do crack, segundo os sete mil usuários entrevistados, foram perdas afetivas, problemas familiares ou violência sexual (29,2%), pressão de amigos (26,7%) e vida ruim, sem perspectivas (8,8%).


Fonte:Fenapef


volta ao topo