Notícias do Sinpol-MS

Curso de formação da Polícia Civil é adiado por conta do coronavírus

O Curso de Formação Policial para os cargos de Investigador e Escrivão de Polícia Judiciária, da Polícia Civil, previsto para iniciar nesta segunda-feira, 16 de março, foi adiado devido à pandemia do novo coronavírus, a covid-19. A informação foi divulgada no último sábado pelo Delegado-Geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas Lopes, e o diretor da Academia da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (Acadepol/MS), Devair Aparecido Francisco.

O adiamento do curso atende à Nota Informativa do Centro de Operações de Emergências, da Secretaria de Estado da Saúde, que traz orientações sobre medidas de proteção para enfrentamento de emergência em saúde de importância internacional, decorrente da Covid-19. O objetivo da medida é conter a proliferação da doença, uma vez que o Curso de Formação reunirá 260 candidatos vindos de diferentes estados da federação.

O início da formação ficará suspenso até nova decisão do Comitê de Gestão do Governo, que deverá se reunir nos próximos dias. Para o presidente do Sinpol, Giancarlo Miranda, a medida de prevenção é necessária, mas ele defende que os alunos recebam o valor da bolsa, já que muitos se mudaram para a Capital e/ou saíram dos empregos. "Queremos que o curso comece logo, obviamente com os cuidados necessários para a prevenção da doença, mas que o governo defina uma data de início para a formação, garantindo o direito dos selecionados", afirma.

Na semana passada, o Sinpol encaminhou ofício ao governo do Estado solicitando medidas de prevenção à doença para os policiais civis, como distribuição de álcool em gel para higienização, máscaras e luvas protetoras para os servidores.

E o Diário Oficial desta segunda-feira (16) traz novas decisões referentes ao Curso de Formação. São candidatos que tiveram decisões judiciais favoráveis proferidas em autos de apelação. Ao todo, são nove alunos para o cargo de Escrivão e um para o de Investigador.

Também saíram editais convocando quatro candidatas para a etapa II da Fase VII, referente a Investigação Social, e outro que diz respeito à convocação para matrícula chamada suplementar em substituição de cinco candidatas ao cargo de Escrivão.

A publicação de hoje torna público, ainda, a relação de matrículas deferidas, de candidatos ausentes e dos que assinaram o Termo de Opção e Desistência de Vaga.


volta ao topo