Curso de Combate Tático Urbano tem início em Campo Grande
O curso com as mais avançadas técnicas policiais de “Combate Tático Urbano” foi aberto na manhã desta terça-feira (24), na Acadepol/MS (Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira), em Campo Grande (MS), pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini.
Realizado pela Fundação Escola de Governo (Escolagov), através da CETTA (Counter Terrorism Experts), o curso capacita 50 policiais do grupo de elite da Polícia Civil, com os mesmos treinamentos que recebem o BOPE e o CORE, as duas tropas de elite do Rio de Janeiro. Entre os treinamentos práticos estão técnicas de combates urbanos utilizadas em países de crise, inteligência operacional, progressão em áreas de risco, entrada tática, resgate tático urbano, defesa e retenção de armamento, entre outros.
Durante a abertura do curso, o secretário Jacini destacou as peculiaridades de Mato Grosso do Sul, que possui fronteiras com a Bolívia e o Paraguai e falou sobre a importância da qualificação dos policiais. “A qualificação na segurança pública está entre as prioridades da atual gestão, porque sabemos que quando situações adversas surgirem, os policiais tem de estar preparados para dar uma resposta rápida e eficaz”, disse o secretário.
Jacini lembrou ainda que nos últimos sete anos o governo do Estado, via Sejusp já ofereceu mais de 2.060 cursos cursos aos profissionais da segurança pública de Mato Grosso do Sul. “Capacitar os policiais e os profissionais da segurança é primar pela efetivação dos direitos humanos e por atendimentos pautados na legalidade, na função precípua determinada pela Lei, sem ofensas aos bens jurídicos dos envolvidos, seja a vítima, seja o acusado do fato”, frisou o secretário.
O curso ministrado por Geremias de Jesus Júnior e Cleiton Silva de Almeida, instrutores que além das tropas de elite do Rio de Janeiro, qualificam policiais dos Estados Unidos e de Israel, começou hoje e segue até a próxima segunda-feira, dia 30. Durante esta semana os policiais aprenderão as técnicas de combate tático urbano, que serão colocadas em prática no sábado e no domingo, durante simulações de situações de crise que acontecem em centro de treinamento na saída para São Paulo, em Campo Grande.
Entre outras autoridades, a abertura do curso contou ainda com a presença do diretor-presidente da Escolagov, André Luiz Godoy Lopes, do Delegado-Geral adjunto da Polícia Civil, Nazih El Kadri, que representou o Delegado-Geral, Jorge Razanauskas Neto, o diretor do DPE (Departamento de Polícia Especializada), delegado Paulo Braus, o diretor do DPI (Departamento de Polícia do Interior), delegado Ivan Barreira e o assessor, delegado Fernando Villa de Paula, o diretor da Acadepol/MS, delegado Valdir Ide, o coordenador da Coordenadoria Geral de Perícias, Nelson Fermino e da coordenadora de assuntos educacionais da Acadepol/MS, delegada Lúcia Falcão.
Fonte:PCMS