Notícias do Sinpol-MS

Crimes com resultado morte e contra o patrimônio reduzem no Estado

Campo Grande (MS) - O secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, reuniu nesta terça-feira (19), na Academia da Polícia Civil (Acadepol) em Campo Grande (MS), dirigentes das instituições que compõem a segurança pública, comandantes da Polícia Militar e delegados da Polícia Civil da Capital e do interior, para a última reunião de avaliação de desempenho do ano. 

De acordo com o titular da Sejusp, os índices de criminalidade vem apresentando sensível redução no Estado, já considerados resultado do trabalho do Programa de Redução da Criminalidade, instituído em 2011. “Sem dúvida, estes números demonstram que a polícia vem desempenhando o seu papel com efetividade”, comentou o secretário. 

No encontro foram analisados os dados estatísticos dos grupos de crimes com morte e contra o patrimônio, de janeiro a outubro deste ano, comparados com o mesmo período do ano passado. A análise foi feita apresentando gráficos que reúnem informações de todo o Estado, da Capital, dos municípios do interior agrupados e ainda dados das ocorrências registradas nos 11 municípios pólos, sendo estes: Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. 

Os crimes com resultado morte - homicídio doloso, homicídio culposo no trânsito, lesão corporal seguida de morte - de janeiro a outubro de 2013 apresentaram queda de 11,1% em Mato Grosso do Sul comparados ao mesmo período do ano passado. Essa redução também é observada na Capital, que apresentou diminuição de 14,5%.

 

Analisados no mesmo período, os delitos contra o patrimônio também seguem essa tendência. Os roubos e furtos apresentaram queda de 2,3% no Estado e 4,3% na Capital. Os roubos de veículos em Campo Grande obtiveram queda de 8,6%, enquanto que os roubos a estabelecimentos comerciais reduziram 7% no Estado e 34,8 na Capital, passando de 201 registros em 2012 para 131 ocorrências neste ano. 

Na reunião o secretário destacou a atuação das polícias civil e militar dos municípios de Naviraí, Paranaíba e Nova Andradina, por terem atingido as metas estabelecidas, que é a redução de 6% a 8% nos delitos analisados. 

"Fico satisfeito com estes resultados porque indicam o conhecimento da realidade local, demonstrando que a partir analise e utilização dos dados, os responsáveis territoriais pelos municípios estão empregando os efetivos nas áreas mais sensíveis, atingindo o objetivo. É a cultura da gestão e da inteligência virtual sendo sedimentada”, ressaltou Jacini.  

Fonte:Polícia Civil - MS


volta ao topo