Notícias do Sinpol-MS

Costa Rica ganha Unidade Regional de Perícias

Divulgação

 Como parte das comemorações dos 34 anos de criação do município de Costa Rica (MS), distante 390 quilômetros de Campo Grande (MS), na manhã desta segunda-feira (12) o governador do Estado, André Puccinelli, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini e o prefeito, Waldeli dos Santos Rosa, assinaram o importante decreto para a criação da Unidade Regional de Perícias na cidade.

No local já existe um prédio da Coordenadoria Geral de Perícias do Estado, onde funciona o Posto de Identificação (PI), que será reformado e equipado pela prefeitura municipal, com duas câmaras frias, mesa e equipamentos para necropsias, bem como, com equipamentos para perícias criminais. Em contrapartida o município receberá do Estado novos peritos papiloscopistas, criminais e médico legista.

O governador André Puccinelli destacou durante a solenidae de assinaturas, que a cidade está localizada em ponto estratégico na região do Bolsão, onde havia carência de uma Unidade Regional de Perícias, para atender não apenas Costa Rica, mas também os municípios de Figueirão, Paraíso das Águas, Alcinópolis e Chapadão do Sul. “Esta é uma antiga reivindicação da população e do prefeito. Temos que desenvolver as regiões equanimente. A região norte merece um pouco mais, pois esteve renegada de desenvolvimento por anos. Temos que olhar os municípios de maneira igualitária”, comentou Puccinelli.

De acordo com Wantuir Jacini, com a criação da unidade regional mais quatro institutos serão criados no município. “Costa Rica conta a partir de agora com centros de Criminalística, Identificação, Medicina Legal e Laboratório de Análises Criminais e Forenses”, explica o secretário ressaltando que a Unidade de Perícias de do município terá cada setor ativado de acordo com a posse dos novos servidores, que estão sendo contratados através do concurso da Polícia Civil, que já está em andamento.

Além de atender Costa Rica, onde a demanda pelos serviços periciais é muito grande, a nova Unidade de Perícias irá diminuir outras distâncias, agilizando também exames e necropsias provenientes dos municípios circunvizinhos. “As perícias em locais de crime e veículos, por exemplo, eram feitas por peritos de Paranaíba, que tinham que rodar centenas de quilômetros para chegar até as cidades, já as vítimas de mortes violentas passavam por exames necroscópicos em Paranaíba ou Cassilândia, causando demora dos procedimentos”, explica o secretário Jacini, que fez questão de vistoriar o local de instalação da URP.

Para André Puccinelli “esta Unidade de Perícias na cidade de Costa Rica representa o cumprimento de um compromisso que o Governo do Estado tinha com a população do município, que há muito vinha reivindicando melhoria e agilidade nos serviços”.

Waldeli lembra que o antigo anseio da população e do poder público com a instalação da perícia regional vai contribuir para a solução e investigação dos crimes, perícias em locais de crimes e veículos, que antes eram executadas no município de Paranaíba.

“Segurança é prioridade em Costa Rica, que está novamente nos trilhos do desenvolvimento. A instalação da Unidade Regional de Perícias no nosso município representa não apenas uma grande conquista para a população, mas a solução definitiva do problema, ocasionado pelas distâncias, certamente os serviços periciais serão mais rápidos a partir de agora”, conclui o prefeito.

Fonte:PCMS


volta ao topo