Notícias do Sinpol-MS

Concurso da Polícia Civil se arrasta a quase dois anos

PCMS

Há um ano e dez meses o concurso para escrivão e investigador da Polícia Civil de MS se arrasta sem a perspectiva de quando será concluído. Conforme o Sinpol-MS, o déficit para esses cargos é de 41%, mas as vagas disponíveis são insuficientes para suprir a grande demanda. “As delegacias estão sem efetivo, especialmente as das cidades do interior e quem mais sofre com isso é a população. O processo para a contratação de delegados durou apenas um ano, mesmo tendo a publicação do edital no mesmo dia”, afirmou o presidente do sindicato, Giancarlo Miranda. São 80 vagas para escrivão e 100 vagas para investigador.

O concurso foi suspenso por cerca de cinco meses após denúncias de vazamento do conteúdo aplicado na prova de digitação. Em março de 2019, uma decisão judicial determinou que o Estado de Mato Grosso do Sul dê prosseguimento ao certame e inicie o curso de formação.

 

Área pericial

 

A área pericial da Polícia Civil tem um déficit de 75% do efetivo. O concurso para os cargos de Agente de Polícia Científica (50 vagas), Perito Papiloscopista (40 vagas), Perito Criminal (40 vagas) e Perito Médico Legista (40 vagas) foi autorizado em abril de 2018, porém o edital ainda não foi publicado.  “A falta desses profissionais afeta muito a materialização dos crimes, o que causa mais transtornos às investigações policiais”, esclareceu o presidente.


volta ao topo