Com início de muita luta e união, turma de policiais civis de 91 comemora 30 anos
No dia 10 de junho a turma de 45 policiais civis nomeados no dia 10 de junho de 1991 completou 30 anos de serviço, fora o período da academia. Quem conta as batalhas travadas pelos veteranos é o diretor de Aposentados e Pensionistas do Sinpol, Antônio Bianco Neto.
A turma iniciou a academia em setembro de 1990, como eram muitas pessoas, foi fracionada “Nossa turma, de escrivães e papiloscopistas, iniciou em setembro de 1990 e findou em março, quando a academia foi concluída. Tomamos possem em 10 de junho de 1991”.
Bianco relata a luta que os novos policiais travaram pela sobrevivência em um período de imensas dificuldades. “Foi uma turma muito sofrida, ficamos cinco meses sem receber nossa bolsa e eu, como líder de sala, junto de alguns colegas, conseguimos angariar itens de alimentação porque a maioria era do interior e morava em pensões. A gente fazia sopão, torradas com manteiga, doadas pela padaria do tio de um dos policiais na Vila Rica. Também ganhávamos chá doávamos para não dormirem com a barriga vazia. No outro dia, na hora do almoço, compravam marmitas próximo da academia e muitos ficaram devendo por até 90 dias porque não tinham recursos para se alimentar”.
Os reveses tornaram a turma ainda mais unida e apenas duas eliminações ocorreram, observa Bianco. “Todos foram muitos fortes de conseguir até o final com muita luta”.