Cobrapol encerra reunião para definir ações sobre aposentadoria policial
Na tarde desta terça-feira (03), a Cobrapol conclui a reunião do Conselho de Entidades e Diretoria Executiva, realizada na Sede da Nova Central Sindical, em Brasília.
A pauta principal do encontro foi a Reforma da Previdência que, após a promulgação da Emenda Constitucional n.º 103/2019, avança também nos estados, inclusive, em muitos casos, piorando os termos apresentados na proposta aprovada no Congresso Nacional. Outra preocupação, ainda com o mesmo tema, é a tramitação da PEC 133/19, conhecida como PEC Paralela, que estende os efeitos da Emenda 103 aos estados, já aprovada no Senado e em tramitação na Câmara Federal. “Foi uma reunião importante para definir ações e estratégias que visam fortalecer nossas ações para reduzir os efeitos nefastos da Reforma Previdenciária que destruiu direitos dos policiais a nível federal e tem assombrando alguns estados, inclusive com prejuízos já votados em algumas unidades federativas”, destacou André Gutierrez, presidente da Cobrapol.
A dinâmica do trabalho contou com uma comissão formada por vários estados que elaborou um documento a ser encaminhado a todos os governadores, apontando a justiça de uma aposentadoria e pensão aos policiais civis similares à oferecida aos militares, com paridade, integralidade, pensão com resguardo às famílias dos policiais e uma transição justa, que não puna os trabalhadores que começaram a trabalhar mais cedo e estão próximos de concluírem os requisitos para sua aposentadoria.
As deliberações da reunião serão concluídas até a próxima sexta-feira (06), e contará ainda com a construção de propostas de emendas ao texto da PEC Paralela a ser trabalhada junto aos deputados federais.
Em breve, o calendário de atuação e manifestações será apresentado pela Cobrapol, contando com a atuação das entidades e dos policiais civis de todo o Brasil, que é essencial para o sucesso dos pleitos da categoria. Foram motivos de debate, também, as reformas administrativa e sindical que estão tramitando no Congresso Nacional, além da Lei Orgânica Nacional.