Notícias do Sinpol-MS

Centro de apoio será reforço importante para saúde psicológica do policial civil, avalia Sinpol

Mato Grosso do Sul vai contar com um Centro de Atenção Biopsicossocial, preparado para atender até 33 mil servidores da segurança pública do Estado. O projeto, orçado em R$ 3 milhões, será financiado pelo Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

"Hoje nós já contamos com a Coordenadoria de Atendimento Psicossocial da Polícia Civil (Ceapoc), embora com poucos servidores, desenvolve um trabalho de excelência junto aos policiais civis. E este Centro vem fortalecer esse trabalho da Ceapoc e dar a atenção necessária que os policiais civis e os demais profissionais da segurança pública precisam. Em razão da nossa profissão, temos altos índices de estresse, afastamentos por depressão, suicídio, então é importante esse cuidado especial à saúde psicológica do policial, com um acompanhamento completo, cuidado do ser humano que está por atrás das ações policiais", afirma o presidente do Sinpol, Giancarlo Miranda.

Segundo o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, Mato Grosso do Sul vai contar com um centro especializado que vai oferecer apoio a todos os profissionais da segurança pública. “Já temos recurso garantido e vai melhorar a qualidade de vida do servidor. O Centro vai atender a todas as peculiaridades que a carreira impõe ao servidor”.

O projeto, ainda sem data para início, tem como eixo a valorização profissional. A primeira fase terá como objetivo formar equipe de saúde multidisciplinar composta por psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e professor de educação física, além de uma equipe administrativa.

Entre as principais metas está a realização de estudos, pesquisas e planejamentos como forma de reduzir alguns indicadores, como números de suicídio, afastamento para tratamento de saúde, tratamento psiquiátrico, uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas ilícitas), além de aumentar campanhas e programas de prevenção voltados para o público da segurança pública. Com informações da Sejusp.


volta ao topo