Cassems leva atendimento e orientação a quatro cidades neste fim de semana
Na próxima sexta-feira (24) e no sábado (25), a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) realiza um verdadeiro mutirão da saúde. A Caixa dos Servidores leva seus programas de prevenção e de assistência à saúde à população de quatro municípios. O “Cassems Itinerante” vai até Dourados, na sexta-feira, e Corumbá, no sábado, Terenos recebe o “Ônibus da Saúde”, no sábado, e, também no sábado, em Campo Grande, acontece mais uma edição do curso “Casal Grávido”.
ÔNIBUS DA SAÚDE
A maior estrutura móvel de prevenção ao câncer do país é equipada com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de médicos. O programa, que tem como objetivo principal levar procedimentos que a população do interior de Mato Grosso do Sul não tem acesso, visita Terenos neste sábado (25). A unidade móvel estará estacionada, a partir das 7h30, em frente à Praça de Eventos, na Rua José Cândido de Rezende, na Vila Leandro Correa.
O foco deste programa são dois tipos de câncer que mais atingem as mulheres: o câncer de colo de útero e o de mama, que quando diagnosticados no início, tem maiores chances de cura. Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também é importante por formalizar uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma.
Viabilizador do programa o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, explica que a prevenção é o melhor caminho para evitar esse mal. “A Cassems insiste na prevenção porque o câncer de colo de útero e o câncer de mama são doenças silenciosas, sem sintomas nas fases iniciais”, disse Ayache, salientando que se detectado a doença na fase inicial o tratamento é totalmente eficiente, impedindo o desenvolvimento do câncer. “É muito importante realizar o exame preventivo anualmente e a mamografia a cada dois anos”.
Para a diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Cassems e pelo Sistema Único de Saúde (SUS) municipal, que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames. “Nós listamos todas as beneficiárias que não realizam exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso de mais de dez anos”, explica Budib.
CASSEMS ITINERANTE
O “Cassems Itinerante” é um programa de assistência à saúde criado pela Caixa dos Servidores que busca amenizar as dificuldades da população do interior do Estado no acesso à medicina especializada. O programa visita Dourados, na sexta-feira (24) e Corumbá, no sábado (25). O neurologista Emerson Luiz de Souza realiza atendimentos em Dourados, e Corumbá recebe duas especialidades: a geriatra Ana Paula Penaforte e a psiquiatra Karina Cestari. Os atendimentos acontecem nos hospitais da Caixa dos Servidores nos municípios, das 8h às 18h.
Atualmente, o “Cassems Itinerante” é realizado nas cidades de Naviraí, Dourados, Corumbá, Coxim, Três Lagoas e Aquidauana, nas especialidades de reumatologia, neurologia, psiquiatria. Em 2014, o Programa realizou 5.210 atendimentos nos seis municípios atendidos.
De acordo com a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, o sucesso desse programa depende muito da parceria dos profissionais de saúde em aceitar o deslocamento para realizarem os atendimentos no interior. A diretora conta ainda que é feito um levantamento sobre a demanda de cada Unidade Regional Cassems. “Nós criamos o cronograma baseado nas necessidades locais, analisando sempre a viabilidade administrativa e também do profissional, dessa forma, montamos o calendário que é divulgado com antecedência para os nossos beneficiários”, conta.
Ricardo Ayache lembra que a falta ou a má distribuição de médicos tem sido tema de debates nacionais. “Nós sabemos o quanto sofremos com a ausência de profissionais em nossas regionais e hospitais”, explica Ayache. “Começamos a criar um grupo de profissionais diferenciados, interessados em caminhar conosco neste atendimento itinerante e que, sobretudo, tenham a esperança de minimizar os problemas de atendimento no interior”, ressalta.
CASAL GRÁVIDO
O programa de nasceu com o objetivo de prevenir os principais problemas que possam aparecer durante a gestação, além de proporcionar atenção, esclarecimentos e instruções à gestante para o desenvolvimento saudável do bebê desde o útero materno. O curso apresenta palestras e aulas práticas com todas as áreas relacionadas à saúde do bebê, como Pediatria, Anestesiologia, Obstetrícia, Enfermagem e a novidade para este ano é o acompanhamento nutricional. O curso, que acontece de dois em dois meses, realiza a próxima edição no sábado (25). Interessados devem ligar no telefone (67) 3314-1010.
A diretora de Assistência à Saúde, que é idealizadora do programa e médica obstetra, explica que a proposta do curso é o acompanhamento individual das gestantes não só ao longo da gestação. “A gente dá atenção aos nove meses de gestação e os dois primeiros meses pós-parto. Cada gestante é acompanhada mensalmente, a gente acompanha o peso, a pressão, o pré-natal e a novidade deste ano é o acompanhamento nutricional, 100% gratuito, ou seja, sem pagar o fator participativo. Para realizar o acompanhamento nutricional, a participante do curso não precisa agendar, ela já sai do curso agendada. O ‘Casal Grávido’ vai ao encontro do que a Organização Mundial da Saúde (OMS) prega, que é um pré-natal de excelência”, pontua Budib.
A nutricionista da Cassems Melissa Cappi, responsável pelo acompanhamento nutricional do curso, conta que o mais importante para a gestante é ter uma alimentação equilibrada. “Nós faremos o acompanhamento para ver se a alimentação está equilibrada, controlamos o ganho de peso. Toda gestante ganha peso, porém, o ideal é ganhar 10, no máximo 12 quilos, mas isso depende muito de cada gestante. O que a gente faz é controlar as calorias e o importante deste acompanhamento é indicar o que ela pode comer durante a gestação e depois do parto, para ajudar na amamentação. Controlar o ganho peso evita a diabetes gestacional, a hipertensão”, avalia a nutricionista.
Para Ricardo Ayache, o “Casal Grávido”, além de ensinar muito para os pais, sobre a saúde do bebê, acaba unindo a família envolvida. Ainda para o presidente, ações de prevenção e cuidados para o bebê a até mesmo para os adultos, fazem parte da nova frente de trabalho da Cassems. “A prevenção ainda é a melhor saída para levar saúde e qualidade de vida aos servidores públicos. Precisamos discutir o modelo de saúde focado na prevenção, e, com inteligência, proporcionar saúde e racionalização de custos”, explica o presidente.
Fonte:Comunicação Cassems