Notícias do Sinpol-MS

Cartilhas orientam cidadãos a evitarem crimes virtuais;

Os crimes virtuais são uma realidade que já fazem parte da rotina das delegacias de todo Estado. O mundo digital tem oferecido possibilidades que facilitam o dia a dia do cidadão, mas essa mesma conexão dá a falsa sensação de anonimato para aqueles que querem praticar delitos. Entre os mais comuns, estão o roubo de senhas, sequestro de servidores, invasão de páginas, injúria, difamação e calúnia.

Em Mato Grosso do Sul, de acordo com a Delegacia de Crimes Virtuais (DEVIR), só no primeiro semestre foram comunicados 294 crimes, sendo os de Preservação de Direito, Estelionato e Furto os mais recorrentes.

“É importante que as pessoas saibam que há Leis específicas para cada caso e registrem boletim de ocorrência. E que é possível tomar algumas precauções para evitar esse tipo de problema”, alerta o presidente em exercício do Sinpol MS, Pablo Rodrigo Pael.

Duas cartilhas, com passo a passo e dicas, podem deixar os aparelhos e senhas mais protegidos. O Guia de Referência Rápida – Segurança de Comunicações Digitais em Smartphones foi editado Polícia Federal em parceria com Ministério da Justiça e Segurança Pública e Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais e pode ser acessado por este link:

https://bit.ly/2Xuseay

O outro é a Cartilha de Segurança para internet, do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), mantido por um núcleo de especialistas para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

https://cartilha.cert.br/

 

Saiba mais: http://devir.pc.ms.gov.br/#/

 


volta ao topo