Campanha desenvolvida pelo Sinpol AC alerta para golpes pelo celular
O Sinpol Acre deflagrou uma campanha para orientar a população contra uma série de golpes que vêm sendo aplicados pelo celular, explicando cada etapa da ação dos criminosos, desde o primeiro contato ao envolvimento e, por fim, subtração de valores das vítimas.
O Golpe da Transferência Bancária Fake se vale de um perfil fake em nome pessoa conhecida na cidade, de forma a afastar desconfiança que se mostra interessado em produtos anunciados no aplicativo ou mesmo em sites como a OLX. Após a negociação, o estelionatário solicita o número da conta da vítima e envia um falso comprovante de transferência. Então, uma segunda pessoa envolvida no esquema busca o objeto negociado com a vítima.
Nestes casos, além da negociação em local seguro, a recomendação da polícia é que a transferência só seja feita após confirmação do pagamento em conta ou em espécie.
O segundo é o Golpe da Venda de Veículos na OLX, para o qual a primeira orientação é desconfiar de interessados que, de antemão, peçam muitos dados por telefone ou rede social. A recomendação, mais uma vez, é que o encontro para negociação seja em local público. Em caso de compra, é orientado atenção redobrada aos dados bancários, para identificar se as informações do negociante convalidam com as da conta. Em caso de dúvida, a orientação é buscar a delegacia mais próxima.
No Golpe de Clonagem de Whatsapp, depois que o usuário usa seu número na divulgação de produto em site eletrônico, o golpista envia uma mensagem para o whatsapp e solicita dados para “atualização cadastral”, com o código de seis dígitos do whatsapp, ele acessa a conta da vítima e solicita empréstimos ou ajuda em dinheiro aos seus contatos. Neste caso, as orientações da Polícia Civil são de habilitar as etapas de segurança do aplicativo (autenticação de dois fatores ou face ID) e não repassar qualquer código fornecido por SMS ou ligação.
“Jamais efetue depósito ou transferência bancária sem que antes de que você tenha realmente certeza de que é seu amigo ou familiar que está lhe pedindo ajuda ou empréstimo”.